quinta-feira, 4 de outubro de 2012

ADRA reafirma apoio no processo de desenvolvimento sustentável do país


O director geral da ADRA (Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente), Belarmindo Jelembi, no Huambo, o compromisso desta organização em continuar a apoiar o processo de desenvolvimento sustentável e democratização do país, assente no bem-estar social das famílias.
 
Intervindo no 15º encontro provincial das comunidades, a decorrer até quinta-feira sob o lemaA mais de 20 anos a promover a paz e o desenvolvimento rural”, Belarmindo Jelembi realçou que a ADRA continua disposta a apoiar o processo de desenvolvimento para construção de um país cada vez mais forte, onde todos cidadãos possam demonstrar o seu saber.
 
Segundo o director geral da ADRA, a organização vai igualmente prestar maior atenção na problemática do acesso à gestão de terras e participação cívica dos cidadãos, implementado, deste modo, projectos de desenvolvimento municipal e de descentralização, fortalecimento das organizações da sociedade civil, reforço da capacidade técnica e produtiva das associações e cooperativas, através do micro crédito e de linhas de ambiente.
 
Durante o primeiro semestre deste ano, avançou o responsável, a ADRA apoiou na província do Huambo 32 mil e 899 cidadãos, através da implementação de acções comunitárias, tais como grupos organizados, cooperativas agropecuárias e comissões de pais.
 
Participam do evento, que visa trocar conhecimentos e experiências sobre as boas práticas de desenvolvimento local sustentável e proporcionar momentos de debate sobre os programas governamentais de apoio ao desenvolvimento local, lideres das comunidades, representantes de instituições públicas e de organizações não governamentais.
 
Os participantes estão a analisar as recomendações do encontro anterior e debater o processo de implementação dos programas públicos (crédito agrícola de campanha, comércio rural, programa de habitação social, de municipalização dos serviços de saúde, de incentivo ao empreendedorismo e o ponto de situação do sector da educação nesta província).
 
Os casos de conflitos pela posse da terra nas comunidades rurais, análise dos conflitos com base na lei de terras, bem como o papel das organizações da sociedade civil na concepção e implementação dos programas públicos e sua relação com os conselhos de auscultação e concertação social constam também da agenda de trabalhos deste encontro provincial das comunidades.
in ANGOP de 04.10.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário