terça-feira, 2 de outubro de 2012

Divulgação dos hábitos e costumes contribui para o desenvolvimento

Africano Kangombe, vice-presidente da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC)

O vice-presidente da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC), Africano Kangombe, disse, nesta cidade, que a divulgação e preservação dos hábitos e costumes culturais contribui para o desenvolvimento socioeconómico da nação.  
 
Discursando no encerramento da 5ª edição do festival inter-provincial de teatro, aberto sábado, numa iniciativa do Colectivo Vozes de África, o responsável da UNAC salientou que o desenvolvimento de qualquer país não poderá ser verdadeiro se não tiver em conta 
a sua cultura.  
 
Admitiu, por este motivo, que o desenvolvimento sustentável dos países assenta, principalmente na preservação e divulgação das acções de domínio cultural, com vista a sua conservação e expansão.  
 
É necessário que o povo preserve e divulgue cada vez mais a cultura nacional, porque se for ao contrário a nossa cultura correrá o risco de ser absorvida pela globalização”, apelou.  
 
Angola está a viver, de acordo com Africano Kangombe, um momento particularmente interessante, sobretudo com a implementação de acções viradas ao crescimento e desenvolvimento harmonioso do país.  
 
Felicitou também o Colectivo de Artes Vozes de África pelo seu empenho na promoção e divulgação da cultura nacional, em geral, e particularmente da província do Huambo.  
 
Participaram na 5ª edição do festival de teatro os grupos Protevida e Enigma-Teatro (Luanda), Ombaka (Benguela), Olombangue (Bié), Nova Lua (Kwanza Sul), além dos grupos locais Vozes de África, Efetikilo e Revelação.  
 
O evento, também enquadrado nas festividades dos 100 anos da cidade do Huambo, assinalados a 21 de Setembro, decorreu sob o lema "teatro é vida e vida é teatro – vida também é a cidade do Huambo".  
 
Visou a troca de experiência entre os grupos intervenientes e sobre os conhecimentos das potencialidades e diversidades culturais como instrumento de reforço a consolidação da unidade do povo angolano.  
 
As edições anteriores deste festival, que não tem fim competitivo, ocorreram em 2008, 2009, 2010 e 2011.
in ANGOP de 02.10.2012

 

Sem comentários:

Enviar um comentário