terça-feira, 2 de outubro de 2012

Responsável considera imprescindível expansão e valorização do teatro


A chefe do departamento de acção cultural da direcção da cultura na província do Huambo, Victórina Navimbi, considerou ser imprescindível a expansão e valorização do teatro nas comunidades, visando o seu contributo no desenvolvimento da cultura angolana.
 
Intervindo na cerimónia de abertura da 5ª edição do festival inter-provincial de teatro sob o lemateatro é vida e vida é teatro – vida também é a cidade do Huambo”, a responsável disse que as artes cénicas constituem pressupostos fundamentais para formação cultural da população.
 
 “O teatro tem ajudado muito no desenvolvimento e na formação do homem, despertando desde já o desejo pela investigação dos factores históricos, sendo, por isso, um complemento na educação básica de todos os cidadãos, principalmente a juventude, pois auxilia a informação e o entretenimento de uma forma mais prazerosa e divertida”, referiu.
 
 Segundo Victorina Navimbi, as pessoas devem dar mais valor ao teatro, por ser uma representação simples, mas que pode trazer muito conhecimento para uma determinada população.
  
Promovida pelo Colectivo de Artes Vozes de África, a 5ª edição do festival inter-provincial de teatro contou com as participações dos grupos Protevida, Enigma (Luanda), Ombaka (Benguela), Olombangue (Bié), Nova Lua (Kwanza Sul), além dos grupos locais Vozes de África (organizador), Efetikilo e Revelação.
 
As edições anteriores deste festival, que não tem fim competitivo, ocorreram em 2008, 2009, 2010 e 2011.
in ANGOP de 02.11.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário