sexta-feira, 29 de junho de 2012

Candidatos da Convergência Ampla de Salvação de Angola

Cabeça de lista da CASA-CE pelo Huambo:  Menezes Sahepo

Técnicos de saúde capacitados no Huambo

Vinte e oito técnicos de saúde reprodutiva foram capacitados para aplicarem o novo método de planeamento familiar, na província do Huambo.
O novo método denomina-seJadeldiminui a incidência de risco como gravidez utópica, o cancro da mama, o sangramento menstrual dentre outras complicações.

A ginecologista e obstetra, Manuel Soto Maior disse que durante a formação foram realizados cento e trinta e oito implantes na maternidade do Hospital Geral do Huambo e no Centro materno infantil da mineira.


Fizemos um total de cento e trinta e oito implantes durante os cinco dias de formação, sendo no Hospital Geral do Huambo oitenta e um, e no centro infantil da mineira cinquenta e sete implantes. Todos os participantes tiveram oportunidade de inserir cinco implantes ou mais”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 29.06.2012

Huambo tem novos alfabetizadores

Quarenta e seis ciddãos, de onze municípios da província do Huambo, foram formados nos domínios da metodologia de alfabetização e aceleração escolar.
No encerramento da formação, o Vice-governador do sector político e social, Gulherme Tuluca, disse que o processo de alfabetização permite a reconstrução do país.

Para um melhor desenvolvimento do país é preciso que os angolanos tenham determinadas características, algumas são adquiridas através do processo de alfabetização”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 29.06.2012

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Lista integral dos candidatos do MPLA às eleições de 31 de Agosto de 2012 no Huambo

HUAMBO

Efectivos: Paulo Gime, Maria da Conceição Wimbo Pinto, Agostinho Ndjaka, Edith Livila Vieira Lissimo Manuel, Domingos Paulino Dambele.

Suplentes: Armando Capunda, Catarina Tchitaca De Oliveira, Mariano Paulo, Lysiane Mbouanga Taty, Miguel Somakessendje.
in ANGOLA XYAMI

Jornalistas de órgãos públicos e privados informados sobre cobertura eleitoral

Jornalistas dos órgãos públicos e privados da província do Huambo foram informados hoje, nesta cidade, sobre a cobertura eleitoral, por forma a estarem a altura de cobrir o escrutínio de 31 de Agosto deste ano no país.
 
A acção formativa foi orientada pelo jornalista Costa Ribas, que na ocasião considerou importante numa altura em que o país está a preparar-se para as eleições e os jornalistas têm que estar a  altura de corresponder com as exigências do momento na cobertura eleitoral dentro dos princípios democráticos, utilizando uma linguagem clara e acessível para os angolanos.
 
Todos cidadãos têm que ser informados de forma clara sobre as eleições que se avizinham, dentro das capacidades de fazer um bom trabalho, que passa pela qualidade dos jornalistas de todos os órgãos de comunicação social, para um voto certo nas próximas eleições gerais”, destacou.
 
Costa Ribas realçou que os jornalistas têm que compreender a lei geral eleitoral, para uma boa cobertura eleitoral e informar com qualidade as populações. 

Por seu turno, o director da Comunicação Social do Huambo, Luís Caetano, enalteceu a iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em proporcionar a formação dos jornalistas por forma a prestarem uma cobertura eleitoral de qualidade nestas eleições gerais no país.
in ANGOP de 28.06.2012

Cidadãos do Catchiungo apoiados por associação

Um grupo de 300 cidadãos, entre civis e ex-militares do município do Catchiungo, província do Huambo, receberam instrumentos de trabalho, numa acção da Associação do Grupo Dar a Vida à Vida.

O presidente da associação, Valentim Kalundindi, afirmou que a acção visa contribuir para o desenvolvimento socio-económico e cultural das comunidades e serve para criar fontes de rendimento para as populações desempregadas, sem qualificações académicas e profissionais.
Numa primeira fase, referiu o responsável, foram contemplados os municípios do Catchiungo, Mungo, Huambo, Bailundo e Tchindjendje e beneficia, principalmente, os jovens que exercem actividades de moto-táxi, serralharia, mecânica, carpinteiros, pedreiros, barbeiros, engraxadores e outros.
Foram também entregues 40 sacos de cimento e 30 mil kwanzas a cada um dos elementos da cooperativa de construção, composta por dez pessoas, para servir como fundo de maneio.
Valentim Kalundindi disse que o seu organismo pretende mobilizar mais jovens empreendedores para os inserir numa actividade útil à sociedade e sublinhou que todos os beneficiários foram enquadrados em cooperativas formadas por dez pessoas, uma iniciativa também da associação. 

O vice-governador para a área Económica e Produtiva, Francisco Fato, advertiu os beneficiários para preservarem o material recebido e o rentabilizarem nos seus negócios, para melhorar as condições de vida das suas famílias.Pedimos aos beneficiários  a cuidarem bem dos meios colocadoa à sua disposição. Não são todos os dias que ganhamos um bem que nos é bastante últil para a nossa sobrevivência”, disse. 

A Associação do Grupo Dar Vida à Vida existe há um ano na província do Huambo e já realizou várias acções deste género.
in Jornal de Angola de 28.06.2012

Inaugurada ponte sobre o rio Chikussuke

O governador do Huambo, Fernando Faustino Muteka, inaugurou a ponte sobre o rio Chikussuke, que vai facilitar a ligação entre os bairros periféricos do Benfica e Makolokolo.
 
Com nove metros de comprimento e 4,5 de largura, a ponte, de estrutura metálica, tem capacidade para suportar 30 toneladas.
 
Os prazos de execução da empreitada, assim como o orçamento não foram revelados à imprensa.
 
Na ocasião, Fernando Faustino Muteka disse tratar-se de uma infra-estrutura que vai contribuir para o crescimento sustentável das duas localidades e arredores, facilitando as trocas entre os comerciantes.
 
Segundo o governador, que falava em língua nacional umbundu, o itinerário rodoviário é de extrema importância, tendo em conta que o troço onde está situado esta nova ponte vai permitir descongestionar o tráfego rodoviário que de algum tempo a esta parte tem se verificado na estrada nacional 120 (bairro Benfica) que liga as províncias do Huambo/Luanda, Huambo/Benguela (vice-versa).
in ANGOP de 28.06.2012

Dirigentes sindicais do Longonjo aprimoram conhecimentos

Setenta e cinco dirigentes sindicais do município do Longonjo estão a participar nesta vila, a 64 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, numa acção formativa visando capacitá-los sobre matérias legislativas e laborais.
 
A acção formativa, que termina ainda hoje, é de iniciativa da União dos Sindicatos do Huambo e participam na mesma dirigentes sindicais das escolas do ensino primário e do I ciclo deste município.
 
Os dirigentes sindicais serão capacitados, além de matérias de legislação sindical e laboral, sobre os estatutos, regulamento interno e vida orgânica das comissões sindicais e outras matérias de interesse sindical.
  
Esta é a primeira acção formativa do género que se realiza neste município.
in ANGOP de 28.06.2012

Mais de 700 jovens frequentam cursos profissionais básicos

Setecentos e 49 jovens estão a frequentar, desde o princípio deste ano, cursos profissionais básicos nos centros do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional do Huambo (Inefop).
 
A informação foi avançada hoje pelo director provincial do Inefop no Huambo, José Luís Chuvila, tendo acrescentado que dos cursos constam alvenaria, bate-chapa, canalização, carpintaria, serralharia, electricidade-auto e baixa tensão, mecânica-auto, cozinha e pastelaria, informática e corte e costura.
 
Com duração de quatro a seis meses, o responsável adiantou que em 2011 foram formados dois mil e 39 jovens nas mesmas especialidades.
 
Ao longo do primeiro semestre deste ano, segundo o responsável, foram colocados no mercado do emprego 924 jovens recrutados por empresas do sector privado.
in ANGOP de 28.06.2012
 
 
 
O Inefop na província do Huambo controla cinco centros de formação profissional e dois pavilhões de artes e ofícios.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Lista de candidatos da UNITA às eleições de 31 de Agosto - Huambo


Huambo: Liberty Marlin Dirceu, Samuel Chiaka, Armando Manuel Caquepa, Dalmindo Soares Katata, Raquel Kapumo Santos Chiquengue e Emaunuel Acácio Malaquias.
in Semanário Angolense, edição nº 471, de 23 de Junho de 2012

O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, anunciou na Caála, província do Huambo, o início para breve da circulação regular do comboio de mercadorias e passageiros na linha do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB).

Ele inaugurou já algumas estações ao longo da linha férrea.
in Semanário Angolense, edição 471 de 23 de Julho de 2012

Governante apela à análise de prazos de validade e qualidade dos produtos

Ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Afonso Canga

O ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Afonso Pedro Canga, apelou aos consumidores no sentido de, aquando da compra de algum produto alimentar ou fármaco, analisarem primeiro a data de validade e a sua qualidade.
 
Em declarações a propósito da Agência Reguladora de Produtos Alimentares e Farmacêuticos (ARPAF), Pedro Canga avançou que se está a executar um programa de reabilitação das infra-estruturas de investigação agrária, nas quais também serão equipados os laboratórios.
 
De acordo com o responsável, com a finalidade de avaliar as sementes e os produtos consumidos em Angola, o Ministério da Agricultura tem alguns laboratórios reabilitados e outros construídos de raiz.
 
Assim, disse, temos os laboratórios do Instituto de Investigação Veterinária na província do Huambo, Benguela e Huíla, o Instituto de Investigação Pesqueira em Luanda e os seus centros nas províncias.
 
Recentemente inauguramos um novo laboratório em Luanda, o de agro-alimentar, que já tem uma grande capacidade de proceder à análise dos produtos alimentares”, disse.
 
Referindo-se particularmente à Agência Reguladora de Produtos Alimentares e Farmacêuticos (ARPAF), o responsável frisou que com o seu surgimento, haverá mais capacidade para que se possa aferir em tempo real os produtos que são consumidos em Angola.
in ANGOP de 27.06.2012

CPE esclarece administradores e autoridades tradicionais sobre observação eleitoral

Os administradores municipais e autoridades tradicionais da província do Huambo foram informados hoje, terça-feira, nesta cidade, sobre a observação eleitoral, conduta dos agentes, direitos e deveres, numa iniciativa da Comissão Provincial Eleitoral (CPE).
 
O acto de abertura do encontro informativo foi orientado pelo comissário, Avelino Julai, o qual informou aos participantes no sentido de conhecerem a composição da Comissão Provincial Eleitoral e as suas competências no registo, credenciar os delegados de lista, inserido na lei número 36/11 (sobre a organização sobre as eleições gerais).
 
A autoridade tradicional do município do Huambo, Tiago Candito Buta, assegurou que os conhecimentos adquiridos serão transmitidos às populações, por formas a aderirem de forma massiva as mesas de voto nas próximas eleições gerais aprazadas para 31 de Agosto deste ano.
 
Por seu turno, o administrador municipal do Longonjo, António Kaviendi, disse que os conhecimentos adquiridos nesta acção formativa serão transmitidos às populações, por formas a saber os seus deveres e direitos, na eleição dos futuros dirigentes do país nas próximas eleições.
 
Queremos que os angolanos possam mostrar ao mundo o seu nível de civilização, a sua competência nas próximas eleições, para que Angola seja uma escola para África e para o mundo em particular”, sublinhou.
 
A actividade terá duração de quatro dias, com a finalidade de definir com rigor o espaço de intervenção de cada um dos agentes eleitorais dentro dos princípios legalmente estabelecidos para as eleições gerais de 2012 sob lema: Vota! Pela paz e pela democracia.
in ANGOP de 27.06.2012

Alunos informados sobre história da cidade

Alunos da escola primária número 42, do bairro das Cacilhas, arredores da cidade do Huambo, visitaram o Museu Regional do Huambo, com propósito de se inteirarem do seu funcionamento e serem informados sobre a história da circuncisão.

Durante a visita, inserida nas actividades alusivas ao mês de Junho, dedicado internacionalmente as crianças, os mais de 50 alunos da 6ª classe receberam explicações detalhadas sobre a história da identidade cultural do povo desta região planáltica de Angola.

Na ocasião, o historiador Festo Sapalo frisou que a circuncisão é uma prática antiga em quase todos os países do mundo e quem não a faz está proibido de exercer qualquer função, sobretudo de soba.

"A circuncisão, que não é um simples corte do prepúcio masculino, constitui um alicerce de uma instituição que translada os jovens de uma vida de ignorância, de imaturidade e de imundície para o mundo dos segredos clânicos, de virilidade e de verdadeiro homem", disse.

O Museu do Huambo, segundo Festo Sapalo, conserva 900 peças diversas que retratam o povo ovimbundo, desde o modo de vida, lutas travadas contra opressão colonial, além de artefactos arqueológicos, fotográficos e zoomórficos.

Para tal, o historiador incentivou os alunos no sentido de conhecerem a verdadeira identidade cultural do povo da região do Huambo, com realce para o processo da fundição do ferro, tratamento terapêutico, circuncisão, importância do ocingaji (homem mascarado), com o objectivo de estarem cada vez mais dotados de conhecimentos fiéis das tradições locais.    

Sublinhou que os alunos ao conhecerem a verdadeira história da identidade cultural da região do Huambo estarão a contribuir de forma directa para a conservação da língua nacional umbundu e dos hábitos e costumes.

Por sua vez, a subdirectora pedagógica da escola primária número 42, Dina Nomelie Daniel, manifestou-se bastante satisfeita pelas explicações recebidas, assegurando que o funcionamento do museu constitui um factor importante para resgatar a verdadeira identidade do povo da região do Huambo.

Na região do Huambo (planalto central de Angola) existem cinco reinos, nomeadamente o reino do Huambo, Chiaka, Sambo, Bailundo e do Chingolo.
in ANGOP de 27.06.2012

Especialistas de saúde da Região Militar Centro em seminário de capacitação

Sessenta especialistas de estatística dos serviços de saúde da Região Militar Centro das Forças Armadas Angolanas (FAA) participam desde hoje, segunda-feira, no centro de instrução de soldados “Heróis de Kangamba”, no município de Chicala-Cholohanga (Huambo), num curso de actualização e capacitação sobre a estatística de saúde.
 
O seminário, que se realiza na base das indicações metodológicas do chefe do Estado-maior General das FAA no âmbito da instrução 2012/2013, visa melhorar a informação estatística dos técnicos de saúde das Forças Armadas Angolanas.
 
Em 15 dias, os participantes vão debater assuntos sobre estatística, introdução e generalidade, processamento de informação, classificação internacional de doenças, apresentação de informação, técnicas de informação estatística dos serviços de saúde das Forças Armadas Angolanas.
 
Os especialistas da região militar, que integra as províncias do Huambo (sede), Benguela, Bié e Kwanza Sul, vão também passar em revista assunto sobre a manipulação de dados e principais elementos da Microsoft Excel.
 
Na ocasião, o comandante adjunto de educação patriótica da Região Militar Centro, brigadeiro Simeão Domingos Francisco, disse que a estatística actualmente é uma ferramenta indispensável para qualquer profissional que necessita de analisar informações que permitem a tomada de decisões diárias, seja no seu trabalho ou na sua vida pessoal.
 
Assegurou que a medicina é incontestavelmente a mais humana das ciências e os estatísticos dos serviços de saúde, quando humanitários, não procuram fazer da sua profissão um fim arcaico.
 
É bastante imprescindível que os especialistas de saúde estejam situados no contexto global, pois existem duas razões para se saber a estatística. Primeiro porque qualquer cidadão está diariamente exposto a um enorme conjunto de informações sociológicas e de mercado económicos de sondagens políticas ou mesmo pesquisas científicas, segundo por ser uma actividade profissional que requer a utilização de métodos estatísticos de recolha, análise e interpretação de dados”, frisou.
in ANGOP de 27.06.2012

Programa “Dar Vida a Vida" vai minimizar a pobreza

O vice governador do Huambo para o sector económico, Francisco Fato, procedeu o lançamento do programa “Dar Vida a Vida”, que vai minimizar a fome e a pobreza na região.

Jovens de catorze associações entre serrelheiros, moto-taxistas, mecânicos, rádio técnicos, carpinteiros, barbeiros, engraxadores, alfaiates, pintores, levadores de carro e sungueiras, foram beneficiados com instrumentos de trabalho.

É uma iniciativa muito grande ajudar a população a melhorar o seu nível de vida, dando imputes iniciais as pessoas para poderem trabalhar. Com essas iniciativas estamos a dar corpo ao projecto de luta contra a pobreza”, disse.
in Rádio N´Gola Yetu de 27.06.2012

segunda-feira, 25 de junho de 2012

ESTIVE 1 SEMANA SEM CONSEGUIR ENTRAR NO BLOG SEM SABER O MOTIVO. SE NÃO FOSSE O CARLOS CARRANCA ISTO CONTINUAVA NA MESMA. VAMOS VER SE ENTRA EM VELOCIDADE CRUZEIRO.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Prova de andebol coloca em acção jovens no Huambo



O Campeonato Provincial Unificado de Andebol em juvenis e juniores arranca este sábado, no Huambo, com a participação das equipas do município sede, Caála, Bailundo e do Sporting do Bié.

O secretário provincial de andebol, Monteiro Pongolola, garantiu que estão criadas todas as condições para o arranque da prova e adiantou que a direcção pretende dar mais rotatividade aos atletas.


"Para imprimir maior velocidade à competição, convidámos a província do Bié para participar no nosso campeonato e, com o mesmo objectivo, também estamos a contactar a província do Kuando-Kubango".
in Jornal de Angola de 15.06.2012

Banca já concedeu milhões de kwanzas a microempresários do Planalto Central



O Banco de Comércio e Indústria (BCI) concedeu, desde Maio passado, na província do Huambo, perto de 49 milhões de kwanzas a um total de 79 microempreendedores do Planalto Central que solicitaram financiamento ao Balcão Único do Empreendedor (BUE).
A informação foi avançada pelo administrador do BCI, João Batalha, durante uma reunião com os requerentes de financiamento e fornecedores de produtos aos microempreendedores inseridos no programa
Meu negócio, minha vida”, na segunda-feira, no Huambo.

No encontro, João Batalha garantiu que ao longo desse período, a instituição bancária que representa recebeu de cidadãos que desejam criar microempresas e micronegócios 800 processos.


Não é muito, mas já nos congratulamos com a cifra atingida. Sabemos que o número vai aumentar consideravelmente dentro de dias, pois acabámos de ser informados que o BUE do Huambo já constituiu, em quatro semanas de funcionamento, quinhentas microempresas”, referiu o administrador.

João Batalha notou que a satisfação que os beneficiários e os fornecedores têm demonstrado anima todos os intervenientes no processo a prosseguir com o projecto de concessão de crédito.

Enquanto isso, os cidadãos que se habilitaram ao crédito pelo Balção único do Empreendedor do Lobito, em Benguela, consideram justa a estratégia do Executivo de recorrer a empreendedores para o fornecimento de produtos às pessoas que desejam obter crédito, em vez dos bancos disponibilizarem dinheiro vivo.

Os cidadãos contactados pela Agência angolana de notícias disseram que com essa estratégia é possível atingir os objectivos do fomento de pequenas empresas.
As pessoas consideram que, com a recepção dos bens ou mercadorias a partir dos fornecedores, é vedada a possibilidade de o crédito ser desviado para fins impróprios.


Recebendo mercadorias, o cidadão fica impossibilitado de desviar o crédito para beber, por exemplo”, disse Domingas António.
in Jornal de Angola de 15.06.2012

Programa de governo em debate



Um grupo de deputados do MPLA, chefiado pelo presidente da bancada parlamentar, Virgílio de Fontes Pereira, trabalhou ontem na cidade do Cuito, onde reuniu com os membros da comissão executiva provincial, antes de seguir para a província do Huambo, para participar nas jornadas parlamentares.

No encontro, o primeiro secretário do partido no Bié, Boavida Neto e Virgílio de Fontes Pereira, abordaram a situação do partido com os seus militantes e visitaram o Cemitério Monumento, onde fizeram um minuto de silêncio em homenagem aos heróis tombados e procederam à deposição de uma coroa de flores.

Antes de seguirem viagem para a província do Huambo, os deputados visitaram as instalações da estação dos Caminhos-de-Ferro de Benguela, na comuna do Cunge, onde receberam informações sobre o estado actual dos trabalhos.

Ainda na comuna do Cunge, o grupo parlamentar do MPLA participou num comício, no qual foram oradores o primeiro secretário do partido no Cuito, Moisés Américo Cachipaco, e o deputado Virgílio de Fontes Pereira, que também é membro bureau político do Comité Central.

Nas VII Jornadas Parlamentares do MPLA, os deputados vão avaliar o processo de preparação das linhas mestras do seu programa de Governo para ser apresentado aos eleitores. O futuro programa do partido vai basear-se na estabilidade, crescimento e emprego. Na reunião do Comité central, realizada na quarta-feira, o Presidente do MPLA afirmou que, se na primeira fase a prioridade foi reerguer o país, agora a prioridade total e absoluta é melhorar a condição de vida dos angolanos.

Nos trabalhos, que devem ser orientadas pelo vice-presidente do MPLA, Roberto de Almeida, os parlamentares também vão avaliar a execução dos programas desenvolvidos pelo Executivo em todo o país. Ainda ontem, a delegação parlamentar visitou a barragem do Ngove, no município da Caála, que deve começar a produzir electricidade dentro dois meses, para as províncias do Huambo e Bié.

As VII Jornadas Parlamentares do MPLA são o primeiro acto colectivo que o partido desenvolve após a aprovação, pelo bureau político e pelo comité central, da lista de candidatos a deputados à Assembleia Nacional para as eleições de 31 de Agosto. A ordem de trabalhos inclui debates sobre os desafios do Executivo para a redução da pobreza e económicos e financeiros. Também deve ser discutida a criação de emprego para a juventude e o programa de construção de habitações sociais no país. Para sábado, está prevista uma deslocação ao município da Tchicala-Tcholoanga, onde a delegação parlamentar vai manter um encontro com a juventude local.

in Jornal de Angola de 15.06.2012

Técnicos de saúde capacitados no Huambo



Vinte e oito técnicos de saúde reprodutiva foram capacitados para aplicarem o novo método de planeamento familiar, na província do Huambo.

O novo método denomina-se
Jadeldiminui a incidȇncia de risco como gravidez utópica, o cancro da mama, o sangramento menstrual dentre outras complicações.

A ginecologista e obstetra, Manuel Soto Maior disse que durante a formação foram realizados cento e trinta e oito implantes na maternidade do Hospital Geral do Huambo e no Centro materno infantil da mineira.


Fizemos um total de cento e trinta e oito implantes durante os cinco dias de formação, sendo no Hospital Geral do Huambo oitenta e um, e no centro infantil da Mineira cinquenta e sete implantes. Todos os participantes tiveram oportunidade de inserir cinco implantes ou mais”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 15.06.2012


Parlamentar do MPLA confiante da união dos militantes para a vitoria eleitoral


Virgílio de Fontes Pereira, lider parlamentar do MPLA

O MPLA, enquanto partido forte com vocação de poder, espera que nas próximas eleições tenha os seus militantes reunidos em torno do seu líder, José Eduardo dos Santos, rumo à vitória, afirmou no Huambo, o presidente do Grupo Parlamentar do MPLA.

Virgílio de Fontes Pereira teceu estas considerações logo após a chegada dos deputados do MPLA ao Huambo, onde decorrerão as sétimas jornadas parlamentares deste partido.

Disse que, após a aprovação da lista de candidatos a deputados e indicação do cabeça da mesma, o MPLA se predispõem em ir “para as urnas e vencer mais esta batalha que se avizinha”.

Por isso, referiu que as jornadas deverão decorrer de forma exemplar, devendo contar com a participação de todos na analise da implementação do programa de combate à fome e à pobreza e a estratégia de governação do partido a ser apresentado aos eleitores, temas principais das jornadas.

No quadro das jornadas, os deputados do MPLA visitaram hoje empreendimentos socio-económicos na província do Bié e a Barragem do Gove, no Huambo.

Referiu que será uma oportunidade para se analisar o andamento dos programas de criação e apoio às micro, pequenas e medias empresas, de desenvolvimento rural, de emprego para a juventude, bem como de fomento da habitação.

A agenda das jornadas reserva ainda a realização de um acto de solidariedade para com as crianças do Huambo, no quadro do mês de Junho, a si dedicado, e, principalmente, pelo Dia da Criança Africana, a assinalar-se no dia 16.

in ANGOP de 15.06.2012

Parlamentares do MPLA constatam obras da barragem do Gove



Os deputados da bancada parlamentar do MPLA deslocam-se à província do Huambo, para uma jornada de campo ao município da Caála, onde vão constatar o andamento das obras da barragem do Gove.

Na Caála, os parlamentares do MPLA vão constatar no terreno os trabalhos de reabilitação e transformação da barragem do Gove, que em Agosto deste ano passará a gerar energia eléctrica para as regiões do Huambo e Bié.

As jornadas parlamentares do MPLA vão ainda analisar questões ligadas ao programa do executivo angolano de combate a fome e a pobreza, desenvolvimento rural, emprego e habitação.

O segundo momento vai permitir aos deputados traçarem as linhas de forças do programa de governação do MPLA que será submetido aos angolanos nas eleições gerais, dia 31 de Agosto.

in Rádio N'Gola Yetu de 15.06.2012

Crianças informadas sobre a história da cidade da Caála



Quinhentas e vinte crianças foram informadas sobre a história da criação da cidade da Caála, sita a 23 quilómetros da capital da província do Huambo, no quadro da jornada comemorativa ao Dia Internacional e Africano da Criança, respectivamente 1 e 16 de Junho.

A actividade promovida pela repartição para os assuntos sociais da administração da Caála visou passar informações às crianças sobre o histórico da cidade da Caála, bem como mostrar as figuras emblemáticas que estiveram na base da criação da urbe, a 15 de Julho de 1970.

Momentos depois da realização da actividade, a chefe de repartição para os assuntos sociais da administração municipal da Caála, Emília Catarino, disse terem cumprido com os objectivos preconizados inicialmente.

Referiu que o evento constituiu também um momento ímpar para a divulgação da história da Caála aos menores, através de acções simples e de rápida compreensão.

A actividade terminou com a visita ao primeiro chafariz da Caála, criado em 1929, muito antes da fundação da cidade.

As crianças ficaram a saber que a data da fundação desta cidade, 15 de Julho de 1970, está registada na portaria número 170011, assinado pelo então governador-geral de Angola, coronel Camilo Augusto Miranda Reboxo Vaz.

Foram também informadas sobre o primeiro posto administrativo da Caála, os primeiros níveis de desenvolvimento socioeconómico iniciados com a instalação do Caminho-de-Ferro de Benguela, pelo engenheiro da Escócia Robert Wiliam, nome que mais tarde viria a ser atribuído a urbe.

in ANGOP de 15.06.2012

Administrador municipal contra aplicação no país de modelos democráticos importados


Administrador do município do Huambo, José Luís de Melo Marcelino.

A aplicação no país de modelos democráticos importados de realidades muito diferentes da angolana foi repudiada pelo administrador do município do Huambo, José Luís de Melo Marcelino.

Este repudio foi manifestado quando o responsável discursava na cerimónia de abertura do seminário de apresentação pública do projecto de reforço das capacidades das organizações da sociedade civil, numa iniciativa da ADRA (Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente).

Defendeu que tais modelos, que considera serem exógenos, devem ser aplicados com recurso às boas experiências dos poderes políticos, sociais, administrativos e tradicionais existentes no país e em franca adaptação à realidade actual.

Informou que os estereótipos de democracias do mundo desenvolvido, que se tentam introduzir nos países pobres e pouco desenvolvidos, têm mostrado conduzir a muito mais problemas do que soluções.

O administrador do município do Huambo disse que o reforço da cidadania, do civismo, das capacidades organizativas da população, a defesa dos direitos de cada um, o respeito pela propriedade alheia, os valores morais e cívicos, o respeito pelas hierarquias sociais e etárias têm modelos que não precisam ser importados pelos angolanos.


Precisamos apenas de aplicar e seguir os bons exemplos nacionais que temos, imitar aquelas aldeias e quimbos mais recônditos, onde o poder e a hierarquia flúem de forma natural, a educação cívica está dentro de cada um, as práticas do quotidiano são aplicadas sem o conhecimento teórico das leis ou regulamentos”, frisou.

José Marcelino disse também que os programas, com uma componente social, moral e cívica muito vincada, facilmente podem ser instrumentalizados e conduzir a situações que em nada têm a ver com o objectivo primordial a que se destinam.

in ANGOP de 15.06.2012


Campanha de educação cívica eleitoral vai abranger mais 747 mil eleitores no Huambo



Setecentos e quarenta e sete mil e 253 potenciais eleitores da província do Huambo, apurados durante o último processo de actualização geral do registo eleitoral, serão sensibilizados durante a campanha de educação cívica eleitoral, por forma a participarem de forma massiva no escrutínio de 31 de Agosto deste ano.

O facto foi avançado pelo presidente da Comissão Provincial Eleitoral do Huambo, Adriano Jacinto Calembe, durante o acto que marcou o lançamento oficial da campanha de educação cívica eleitoral, que vai decorrer sob o lema
Vota! Pela paz e pela democracia”, a ter lugar nos 11 municípios desta região.

Na sua intervenção, o presidente da CEP apelou a todos os cidadãos registados a conservarem os seus cartões de eleitor, para exercerem o seu direito de voto para a escolha dos seus representantes.

Referiu que
o exercício do direito de voto constitui, igualmente, um acto de cidadania para consolidação do processo democrático em Angola”.

Adriano Jacinto Calembe realçou que os partidos políticos e coligações, os candidatos, militantes e simpatizantes, membros da administração eleitoral, das assembleias de voto, as forças da ordem pública, observadores eleitorais, órgãos da comunicação social, são chamados a contribuir para o bom ambiente conducente às eleições livres, justas, transparentes, pacíficas e verdadeiramente democráticas.

Os agentes de educação cívica são por excelência os interlocutores pessoais da comunicação, esclarecimento e sensibilização, sendo os canais directos de multiplicação dos princípios de legalidade, tranquilidade, imparcialidade, isenção, respeito pela diferença, civismo e responsabilidade”, destacou.

O presidente da Comissão Provincial Eleitoral do Huambo referiu que o processo visa incentivar a população a participar massivamente nas eleições de Agosto próximo, para conhecer a importância da sua participação, seus direitos e deveres, bem como manter todos os eleitores sobre a data, os seus locais e a hora da votação.

A campanha de educação cívica eleitoral ora lançado na província do Huambo vai obedecer três fases integradas a primeira, vai debruçar-se sobre democracia, cidadania, seu conceito, de eleições gerais, nos termos da lei e a segunda a divulgação e consulta dos cadernos eleitorais e a localização das assembleias de voto e a terceira como votar.

in ANGOP de 15.06.2012

quinta-feira, 14 de junho de 2012

MPLA lança jornadas parlamentares


Virgílio de Fontes Pereira

Os programas de governação do MPLA e de combate a fome e a pobreza vão dominar as jornadas, do partido no poder, em Angola, que terão lugar de 14 a 16 de Junho, na província do Huambo.

O presidente da bancada parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira, disse que o emprego e a habitação também estarão na agenda das jornadas.


Um primeiro tema tem a ver com o combate a fome e a redução da pobreza nas suas várias dimensões, designadamente, sobre o desenvolvimento rural, o emprego para a juventude, a habitação e também vamos no segundo momento abordar as linhas de força do programa de governo que o MPLA vai propor ao povo angolano para as próximas eleições”, explicou.
in Rádio N'Gola Yetu de 14.06.2012

Caála quer manter invencibilidade no jogo com o Petro



O Recreativo da Caála recebe, Domingo, 17/06, no Huambo, o Petro de Luanda, num dos jogos mais aguardados da décima terceira jornada do Girabola 2012.

Depois do período de interregno que o campeonato registou devido aos compromissos da Selecção Nacional, o técnico da equipa planáltica, Luís Aires, pretende manter a invencibilidade em casa, apesar de reconhecer o potencial do adversário que, é um sério candidato ao título.


O Petro, é uma grande equipa, mas é evidente que nós temos os nossos objectivos, por isso vamos jogar para ganhar”, asseverou.

Durante a pausa, o Recreativo da Caála realizou vários jogos de controlo, com as equipas do Petro do Huambo, Mambroa e 1º de Maio de Benguela, e no passado final de semana conquistou um torneio quadrangular de futebol, organizado pela Associação Provincial de Futebol do Huambo, disputado no Kuito, província do Bié.

in Rádio Cinco de 14.06.2012

Curso de planeamento familiar ajuda reduzir mortalidade materno infantil



O director provincial da Saúde no Huambo, Frederico João Carlos Juliana, afirmou, na cidade do Huambo, que o curso sobre o novo método de planeamento familiar de longa duração Jadelle, realizado de 4 a 13 deste mês na região, vai contribuir significativamente para a redução do índice de mortalidade materno infantil.

O responsável do sector da saúde no Huambo fez esta afirmação quando procedia ao encerramento do I seminário provincial sobre o novo método de planeamento familiar de longa duração, frisando que este curso assenta-se no melhoramento da situação da saúde das famílias angolanas.

Neste contexto, Frederico Juliana considera necessária a multiplicação dos conhecimentos em todas as unidades sanitárias da província e em geral do país, com vista a mobilização social da sociedade com maior ênfase para os homens.


Esta mobilização deve começar nos homens e terminar nas mulheres que utilizam implante subdérmico para o espaçamento programado das gravidezes e o número de filhos que podemos ter. Dai que este curso virá melhorar, de forma significativa, os objectivos das nossas famílias em planificarem os seus filhos no sentido de os terem em penas condições socioeconómicas e de convivência”, assegurou.

Segundo o responsável, é necessário que as famílias saibam quando podem ter filhos, como os ter, em que momentos e condições devem ter tais filhos, situação que não só irá reduzir o índice de mortalidade materna infantil como também da fome e da pobreza no seio das comunidades.

Reafirmou o engajamento do Executivo da província, através do sector em melhorar as condições da população com a execução do programa de municipalização dos serviços de saúde do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e de Combate à Pobreza (PMIDCRP), motivo pelo qual este curso constitui um factor impulsionador

Numa iniciativa do programa de saúde reprodutiva da direcção provincial da saúde, com o apoio logístico e técnico do projecto Força Saúde e financiamento da Usaid e do laboratório Bayer, o evento, que teve a duração de dez dias, foi orientado pela directora clínica da maternidade Lucrécia Paim, Manuela Sotto Maior.

O certame, que contou com participação de 28 técnicos em representação dos municípios da Caála, Bailundo, Cachiungo, Huambo e Londuimbali, visou apoiar as unidades sanitárias locais que foram seleccionadas na incorporação do novo método de planeamento familiar no leque de serviços que estão a ser oferecidos para a melhoria da saúde sexual e reprodutiva das mulheres.

in ANGOP de 14.05.2012

Administração da Caála realiza palestras sobre direitos da criança



A repartição dos assuntos sociais da administração do município da Caála, província Huambo, está a promover no decurso deste mês palestras sobre os direitos da criança, com o envolvimento das instituições religiosas.

Divulgar os direitos dos petizes, no quadro da jornada da criança que assinala os dias internacional e africana da criança, 1 e 16 de Junho, respectivamente, é o objectivo que a administração da Caála pretende com a realização destas palestras.

Segundo a chefe de repartição para os assuntos sociais da administração do município da Caála, Emília Catarino, as palestras visam ainda promover o bem-estar das crianças e evitar a violência de menores no lar.

Acrescentou, por outro lado, que durante as palestras, os prelectores, além de divulgarem os direitos da criança, estão ainda a apelar os progenitores a protegerem os petizes, respeitando os direitos e deveres, para garantir a estabilidade psicológica e social.

De acordo com Emília Catarino, a instituição vai trabalhar em programa de sensibilização contra a violência de menores com as instituições religiosas para que a sociedade civil possa se preocupar com as crianças.


"Vamos trabalhar para proteger as crianças e iremos exigir os pais o respeito e as suas responsabilidade pelas crianças", disse.

Para o efeito, palestras de género foram já realizadas nas comunidades das igrejas Católica, Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), Igreja Evangélica Sinodal em Angola (IESA), Adventista do Sétimo Dia e da Igreja Missão dos Crentes em Angola, parceiros da administração da Caála neste projecto.

in ANGOP de 14.06.2012

Ruptura uterina principal causa de morte de mulheres grávidas



Os elevados casos de mulheres grávidas com quadro de ruptura uterina que dão entrada ao Hospital Geral Huambo, está ligada a chegada tardia das pacientes.

Trata-se da ruptura completa ou incompleta da parede uterina, que ocorre sobretudo depois da vigésima oitava semana de gravidez e durante o parto.

O médico obstetra e chefe do departamento da maternidade do Hospital Geral do Huambo, Daniel Tadesse, disse que as pacientes tentam fazer o parto em casa, quando não conseguem correm as unidades sanitárias.


A ruptura uterina tem sido a principal causa de morte as mulheres grávidas. Há credibilidade na assistệncia oferecida, mas infelzmente continuam a chegar tarde, fazem a tentativa de parto em casa, quando não conseguem vệm ao hospital”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 14.06.2012

Restauro do troço Cusse/Cuima repõe ligação entre Lubango e Huambo



O troço rodoviário Cusse/Cuima, ligando as províncias da Huíla e Huambo, está a ser reabilitado para facilitar a ligação entre as cidades do Lubango e Huambo, soube-se hoje junto do chefe de departamento de construção do Instituto de Estradas de Angola (INEA), Faustino Feliciano.

De acordo com o responsável, a abertura do referido itinerário ligará das cidades do Lubango com o Huambo. As obras decorrem a um ritmo satisfatório.

Com intenção de melhorar significativamente outro importante eixo rodoviário, cujas obras terão também carácter definitivo, está igualmente em curso os trabalhos da estrada Caconda/Chipindo, com a extensão de 96 quilómetros.

Os trabalhos de recuperação desta estrada compreendem a reabilitação de cinco pontes integradas no eixo rodoviário.

Um dos objectivos principais é o relançamento da actividade económica e social das populações daquela área.

Por outro lado, fez saber que no âmbito da reabilitação das vias secundárias estão em curso os trabalhos de recuperação dos troços que compreendem as localidades da Matala/Caconda, Chipindo/Cuvango.

O responsável anunciou para breve o início da recuperação do trecho que liga as localidades do Cuvelai e Cuvango.

Considerou que os vários projectos em curso na região vão beneficiar directamente as populações.

O projecto de reabilitação das vias secundárias vai pôr fim ao grau de deterioração que elas apresentam.

in ANGOP de 14.06.2012

Mais de 18 mil bovinos serão vacinados no Longonjo



Dezoito mil cabeças de gado bovino serão vacinadas no município do Longonjo, província do Huambo, na campanha de vacinação do gado bovino, que decorre desde o dia 04 deste mês, em toda a província.

Nesta campanha, os serviços da veterinária estão a mobilizar os criadores no sentido de vacinar o seu gado para prevenir determinadas doenças que afectam os animais, como peripneumonia contagiosa bovina, dermatose nodular, carbúnculo hemático e sintomático.

Segundo o chefe de repartição da agricultura da administração do município do Longonjo, Leonardo Moisés Capusso, a adesão dos criadores a esta campanha é exitosa graças à sensibilização e mobilização antecipada feita.


Durante quase três meses estávamos engajados na realização de palestras, com as autoridades tradicionais e criadores de gado para que durante a campanha façam chegar os bois à vacinação, para atingir a meta de dezoito mil cabeças", frisou.

Na última campanha de vacinação, que decorreu no mês de Maio de 2011, a nível do município do Longonjo, a 64 quilómetros da cidade do Huambo, com a vacinação de quatro mil cabeças de gado bovino.

in ANGOP de 14.06.2012

Doenças respiratórias agudas estão a aumentar no Londuimbali



Quatrocentos e 60 novos casos de pessoas infectadas por doenças respiratórias agudas foram diagnósticados, entre o dia 1 de Maio a 11 deste mês, pelas unidades hospitalares do município do Londuimbali, 92 quilómetros a norte da cidade do Huambo, contra os 207 registados entre os meses de Março a Abril do corrente ano.

Numa nota da Repartição local da Saúde, lê-se que este aumento de casos se deve ao frio e a seca que se faz sentir nesta época de cacimbo, factores que favorecem a propagação de doenças de fórum respiratório.

Apesar das autoridades sanitárias deste município não terem registado qualquer caso de mortalidade causado por doenças respiratórias agudas, a nota apela os munícipes a redobrarem as acções de prevenção.

No mesmo documento lê-se ainda que entre 1 de Maio a 11 deste mês, os postos médicos e centros de saúde e o hospital municipal diagnosticaram 60 novos casos de malária, 202 casos de doenças diarreicas agudas, 82 casos de gastrite, 24 casos de anemia, 442 casos de febre tifóide e 66 casos de traumatismo, sem causarem mortes.

Ao longo dos quarenta dias em balanço, segundo a mesma nota, foram realizadas 2.846 consultas externas que resultaram no internamento de 25 doentes com patologias diferentes

As comunas do Ussoque, Cumbila e Galanga foram as que mais casos de pacientes registaram.

in ANGOP de 14.06.2012

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Falta de embarcações reduz níveis de captura de pescado na Chinhama, no Huambo



A captura de pescado nos rios da comuna da Chinhama, município do Cachiungo, 150 quilómetros a sul da cidade do Huambo, está a reduzir, substancialmente, devido à falta de embarcações adequadas para os pescadores artesanais.

O facto foi dado a conhecer pelo chefe da associação dos pescadores locais, Martins Hossy, que apesar de não ter revelado as quantidades que são capturadas, mensalmente, admitiu que as mesmas estão muito aquém das potencialidades locais.

Informou que a Associação dos Pescadores Artesanais da comuna da Chinhama possui apenas duas canoas em mau estado de conservação e duas redes de captura que, por estarem igualmente degradadas, apenas servem para pescar peixe de pequeno porte.

Martins Hossy referiu que a actividade piscatória nesta comuna é desenvolvida nos rios Cutato e Cubango.

in ANGOP de 13.06.2012

Munícipes do Ecunha satisfeitos com asfaltagem da estrada Caála-Ecunha



Os munícipes do Ecunha, a 45 quilómetros da cidade do Huambo, manifestaram-se satisfeitos com os trabalhos de asfaltagem da estrada Caála/Ecunha, cujas obras decorrem desde o mês de Abril deste ano.

Os munícipes consideram que a asfaltagem do referido troço vai tornar mais fluida a circulação rodoviária entres os dois municípios, separados a 25 quilómetros, e facilitar as trocas comerciais.

O munícipe Eduardo Tulumba, residente na vila do Ecunha há mais de 20 anos, informou que uma vez concluídos os trabalhos de asfaltagem a circulação rodoviária será mais rápida e segura.

Agradeceu o gesto do governo e, de forma antecipada, apelou os munícipes a conservarem a estrada para que possa servir as gerações vindouras.

Já o munícipe Lauriano Tchimuco, também residente no Ecunha há mais de 25 anos, disse que a asfaltagem do troço Ecunha-Caála constitui um impulso para acelerar o desenvolvimento socioeconómico desta circunscrição.

Lembrou que actualmente os utentes deste troço, sobretudo os automobilistas, enfrentam muitas dificuldades.

O administrador do município, Calixto Cesário Tchissaquila, garantiu recentemente que as obras, a cargo da construtora brasileira Odebrecht, terminam no mês de Agosto. A estrada Ecunha-Caála nunca teve asfalto.

in ANGOP de 13.06.2012

Avaria de grupos geradores priva consumidores de energia eléctrica na Caála



Duas mil e 20 residências da cidade da Caála, 23 quilómetros da capital da província do Huambo, estão desde o mês de Março privadas de corrente de energia eléctrica devido à paralisação dos quatro grupos geradores instalados nesta circunscrição.

O facto foi confirmado pelo director da Empresa Nacional de Electricidade (ENE) nesta cidade, Tiago Fragoso Tchimdembe, tendo explicado que os grupos geradores de mil e 800 kva perderam a sua capacidade de produção de energia eléctrica devido ao grau avançado de caducidade.

Informou que as peças danificadas em cada um dos geradores, que não revelou, não aparecem no mercado nacional, situação que está na base da demora que se verifica na recuperação imediata dos geradores.

Garantiu, contudo, que esforços estão a ser envidados pelos técnicos da empresa por forma a se encontrar uma alternativa, ainda que esta passe em distribuir corrente eléctrica aos consumidores de forma restringida.

Tiago Tcimdembe frisou também que a cidade da Caála, tendo em conta os níveis de desenvolvimento socioeconómico que apresenta, necessita de grupos geradores capazes de produzirem cinco megawatts (MW).

Por sua vez, o chefe da repartição de energia e água do município da Caála, Tomás de Jesus, reconheceu que os quatro grupos geradores que se encontram avariados excederam o tempo de vida útil.


De facto estamos a fazer tudo pela sua recuperação, mas os geradores são muito antigos, já não produzem energia electrifica segundo a exigência desta cidade em franco desenvolvimento”, disse.
in ANGOP de 13.06.2012

Responsável satisfeito com aulas de alfabetização e aceleração escolar



O chefe de Secção Municipal de Alfabetização e Aceleração Escolar do Londuimbali (Huambo), Feliciano Chicomo, mostrou-se satisfeito com o andamento das aulas de alfabetização e aceleração escolar em curso desde Janeiro último.

Informou que nos primeiros quatro meses deste ano foram matriculados dez mil e 846 alunos, cifra muito acima da que era registada em anos anteriores.

Feliciano Chicomo fez saber que a sua satisfação resulta também do facto de não estar a registar-se desistências de alunos e de alfabetizadores, como acontecia em anos transactos.


Nos últimos três anos, metade de alunos matriculados e de alfabetizadores não chegavam ao fim das aulas”, mencionou.

Acrescentou ainda que 33 professores são pagos pelo programa de alfabetização e aceleração escolar da direcção provincial da educação e os restantes recebem os seus subsídios na administração municipal.

in ANGOP de 13.06.2012

Responsável defende divulgação de matérias sobre os direitos da criança



O director da escola primária nº 34 da cidade do Huambo, Valdemar Lauriano Chipeio, defendeu hoje, terça-feira, maior divulgação dos 11 compromissos de protecção aos direitos da criança.

Segundo o responsável, que falava a propósito do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de Junho), tal divulgação vai permitir que os pais, encarregados de educação e a sociedade em geral prestem maior atenção às crianças.

De acordo com Valdemar Chipeio, a sociedade deve estar mais informada sobre os métodos de combate à exploração do trabalho infantil, piores forma desta actividade, sua definição como crime e dos factores determinantes do trabalho realizado por crianças.


A falta de informação tem levado os pais e encarregados de educação a comentarem vários crimes contra as crianças. Daí que a sociedade, no seu todo, deve informar-se constantemente sobre os 11 compromissos de protecção aos direitos da criança”, sublinhou.

O responsável informou, no entanto, que a instituição vai continuar a estimular a educação moral e cívica no seio das crianças e adolescentes, bem como instruir as noções básicas atinentes aos seus direitos e deveres.

Entende-se por trabalho infantil toda a forma de trabalho exercida por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida, conforme a legislação de cada país.

O Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil foi instituído em 2002, por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho com o objectivo de chamar a atenção da sociedade e governos sobre a importância da implementação da Convenção que estabelece a idade mínima para admissão ao emprego.

in ANGOP de 13.06.2012

Administração do Bailundo constrói centros de saúde nas comunas de Lunge e Luvemba



Dois centros de saúde estão a ser construídos nas sedes comunais de Luvemba e Lunge com padrões aceitáveis, numa acção da administração do Bailundo (província do Huambo), que visa o alargamento da rede sanitária e a sua aproximação junto das populações naquela circunscrição.

Em declarações o administrador do município do Bailundo, Ireneu Cândido Sacaála, assegurou que está igualmente em construção uma residências dos técnicos de saúde no sector do Monte-Belo, um postos sanitário na Ombala de Jaulo, por forma a se reduzir as distâncias de acesso aos serviços de saúde.

De acordo com a fonte, actualmente o sector de saúde no município do Bailundo funciona com uma rede de 22 unidades, sendo dois hospitais, quatro centros e 16 postos de saúde, muitas construídas no quadro da implementação do programa de combate à fome e à
pobreza.

Ireneu Cândido Sacaála referiu que o sector controla 508 funcionários, sendo cinco médicos, dos quais dois angolanos, três de nacionalidade cubana, um enfermeiro graduado, 132 técnicos médios e 263 básicos, bem como 83 trabalhadores administrativos.


"No âmbito do programa de combate à pobreza e de municipalização dos serviços de saúde, temos incidido todas atenções para aquisição de medicamentos para o reforço das quantidades que nos tem sido fornecido, aquisição de meios para equipar os postos e centros de saúde, bens alimentares para os pacientes internados nos hospitais" - destacou.

O administrador do Bailundo, Ireneu Cândido Sacaála, assegurou que com a paz, estão relançadas as bases para o bem-estar e o desenvolvimento, fruto do grande esforço que o executivo e os seus parceiros têm empreendido, o que baixou a mortalidade por causa da malária.

in ANGOP de 13.06.2012

terça-feira, 12 de junho de 2012

Vendedores participam em campanha de prevenção



A repartição de fiscalização da administração municipal da Caála, 23 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, deu início este mês a uma ampla campanha de sensibilização sobre segurança de vendedores para evitar casos de acidentes de viação e organizar a actividade comercial informal.

De acordo com o seu responsável, Augusto Tavares, tal campanha visa ainda promover o comércio organizado e retirar os vendedores que exercem a actividade junto dos parques de estacionamento de viaturas e da estação do comboio.

Augusto Tavares disse que a instituição está preocupada com a concentração de vendedores em locais proibidos pela administração local devido à insegurança.


Nós já notificámos quatro casos de acidentes de viação no estacionamento de viaturas do município da Caála. As vítimas são vendedores que insistiam em desenvolver a actividade em zonas de risco”, indicou.

A repartição de fiscalização da administração do município da Caála tem 12 fiscais para o serviço de monitorização e controlo da actividade comercial.

in Jornal de Angola de 12.06.2012

Aumenta adesão de cidadãos ao Balcão Único do Empreendedor



A adesão dos cidadãos da província do Huambo ao Balcão Único do Empreendedor (BUE) tem vindo aumentar consideravelmente nos últimos dias com o atendimento diário de 30 a 60 pessoas, informou hoje, segunda-feira, à imprensa o seu coordenador, Pedro José Filipe.

O responsável avançou que os cidadãos procuram o BUE para se informarem dos critérios para a obtenção do crédito bancário e abertura de pequenas empresas.

Segundo Pedro Filipe, cinco dias é o tempo que o “pequeno empreendedor” deve esperar para ter acesso ao micro-crédito, denominando
meu negocio minha vida”, que será implementado pelo Banco de Comércio Indústria (BCI).

Além deste projecto, de acordo com Pedro Filipe, o BUE tem ainda por desenvolver uma campanha de crédito
Angola investecom taxas de juros bonificadas de cinco porcento e um período de carência de seis meses, direccionadas apenas para empresas constituídas nos referidos serviços.

O Balcão Único do Empreendedor (BUE) é um novo serviço público, cuja finalidade é simplificar o processo de constituição e licenciamento de empresas, regularização da actividade de empreendedores que se encontram no mercado informal e de actos anexo.

O BUE é uma iniciativa que contempla serviços bancários, de identificação, registo civil e de impostos.

in ANGOP de 12.06.2012

Huambo: Direcção da saúde realiza feira



Mais de setenta médicos angolanos e estrangeiros prestaram a população serviços de atendimento e consulta gratuitas, na feira da saúde, na província do Huambo.

Na feira estiveram disponíveis os serviços de pediatria, desparasitação, consultas pré-natais, malária e HIV SIDA.

O director provincial da saúde, Fredérico Juliana disse que o programa tem uma componente preventiva de doença, atendendo o momento de cacimbo que o país vive.


A temperatura baixou muito, está a fazer muito frio, por isso estamos a sensibilizar a população no sentido de saber quais são as causas que provocam as doenças respiratórias agudas, como combater. Estamos a realizar palestras em todas as feiras de saúde”, disse.
in Rádio N´Gola Yetu de 12.06.2012


Hospital atende menos feridos em relação ao fim-de-semana anterior



O Hospital Geral do Huambo atendeu neste fim-de-semana menos feridos por acidentes de viação em relação ao período anterior, apesar da agitação que se verificou nos seus três banco de urgência.

O supervisor geral da maior unidade sanitária da província, Solino Joel, informou hoje (segunda-feira) à imprensa terem atendido 53 feridos, contra 73 do fim-de-semana anterior.

Sublinhou que além destes foram também assistidos 17 feridos por agressões físicas, ao que corresponde a uma diminuição de seis casos em relação a idêntico período transacto.

Solino Joel disse ainda que ao longo do período em referência o hospital atendeu sete cidadãos com ferimentos provocados por queimadura, dois com ferimentos causados por arma branca e três por mordedura de cães.

Apesar de não ter apresentado dados do fim-de-semana anterior, o supervisor admitiu ter havido uma notável redução de feridos por queimadura, arma branca e mordeduras de cães.

Informou terem assistido nos bancos de urgência geral, pediatria e maternidade 1.194 pacientes com diversas patologias, dos quais foram internados 279 pacientes.

in ANGOP de 12.06.2012

MPLA mobiliza militantes no Huambo



O 2º secretário do MPLA no Huambo, Agostinho Jaka afirmou que o estatuto do partido no poder é o único em condições para dar continuidade das acções de reconstrução nacional e garantir o bem estar das populações.

Agostinho Jaka fala à margem do lançamento da obra literária do escritor Penelas Santanas, intitulada
As razões que fazem o MPLA ganhar as eleições”.

O MPLA é um partido organizado, com muita experiệncia de vida, luta e direcção.
Para aquele que analisa, acompanha o país desde a paz, chega a conclusão que o único partido capaz de governar o país é só o MPLA, não é menospresar os outros partidos
”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 12.06.2012

Mais de 600 alunos inscritos no programa de alfabetização na Chinhama



Seiscentos e 65 alunos, a maioria dos quais com idades superiores aos 18 anos, estão a frequentar aulas de alfabetização na comuna da Chinhama, município do Cachiungo, a 150 quilómetros da cidade do Huambo.

O administrador comunal, Cipriano Mulele, disse que estão a ser alfabetizados por 24 professores devidamente instruídos para ensinarem os adultos a ler e a escrever em pouco tempo.

Lembrou que em comparação ao ano transacto houve um aumento de 390 alunos inscritos no programa de alfabetização, uma das apostas da administração da Chinhama que visa erradicar o analfabetismo no seio dos populares.

Cipriano Mulele informou que a administração comunal criou as condições necessárias para que as aulas de alfabetização decorram sem qualquer constrangimento.

Além de aprenderem a ler e a escrever, os alfabetizandos estão igualmente a assimilar conteúdos de matemática e ciências da natureza.

in ANGOP de 12.06.2012

Agência japonesa implementa projecto de cultivo de arroz no Bié e Huambo



A agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA) vai nos próximos cinco anos implementar um projecto de desenvolvimento e cultivo de arroz nas províncias do Bié e Huambo, visando aumentar a produção deste produto nestas circunscrições.

Segundo um comunicado de imprensa do
JICAo projecto tem por objectivo contribuir no aumento da segurança alimentar, nas receitas das comunidades rurais, com base o cultivo do arroz.

De acordo com o documento, a medida visa corresponder com os propósitos daquela organização, através da realização de trabalhos de capacitação de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) e da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDAs), no Bié, sobre a “revitalização do cultivo de arroz”, visando obter resultados satisfatórios.

A implementação do referido projecto, segundo a nota, conta com a parceria da direcção local da agricultura e desenvolvimento rural, Federação das Associações e Cooperativas Agropecuária (Unaca) e outros organismos ligados aos projectos da agricultura.

A formação, acrescenta a nota, vai cingir-se mais no cultivo do arroz, por parte dos camponeses associados, preservação dos solos e outras técnicas benéficas aos agricultores.

A agência internacional de cooperação do Japão (JICA), reafirma o documento, perspectiva ainda para este mês (Junho) expandir actividades de formação no seio dos camponeses, mormente em localidades onde já se produz ou produziu arroz no passado.

in ANGOP de 12.06.2012

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Governo local e parceiros traçam novas estratégias



A direcção provincial do Huambo da Cultura promoveu, na quinta-feira, a primeira reunião alargada com sobas e coordenadores dos núcleos municipais da Associação Angolana das Autoridades Tradicionais, para tomarem conhecimento das mudanças operadas no mosaico sócio-político angolano.

O encontro, que reuniu coordenadores de núcleos tradicionais dos 11 municípios e 37 comunas, decorreu na Biblioteca Constantino Camoli e teve também como objectivo analisar e discutir a situação interna da associação e apresentar a nova direcção.

O director-adjunto da direcção provincial da Cultura, João Afonso, disse no acto de encerramento da actividade que a autoridade tradicional é parceira do Estado, por isso a reunião serviu também para estreitar os vínculos, no quadro das novas estratégias do Executivo para as comunidades.

João Afonso disse também que encontros do género contribuem para melhorar o funcionamento da Associação Angolana das Autoridades Tradicionais, cujo objecto social visa o desenvolvimento das comunidades. O responsável reafirmou, no seu discurso, o apoio do Executivo às autoridades tradicionais e o reconhecimento do seu valor na sociedade angolana.

in Jornal de Angola de 11.06.2012

Venda ambulante junto à linha-férrea está a preocupar autoridades da Caála



A administração do município da Caála está preocupada com as vendas praticadas ao longo da linha-férrea e paragens de táxis, disse ontem o chefe da repartição de Fiscalização, Augusto Tavares.

Augusto Tavares mostrou-se preocupado pelo facto de muitos vendedores abandonarem os mercados e outros locais indicados para o comércio informal e ocuparem os terrenos junto à linha-férrea para comercializarem os seus produtos, correndo o risco de serem colhidos pelo comboio.

Os vendedores escolhem também as paragens de táxis para locais de vendas, ignorando os riscos que correm, por serem locais de muita movimentação de viaturas, que transitam em ambos os sentidos.

Augusto Tavares disse que os locais têm sido palco de vários atropelamentos e que, só nos primeiros meses deste ano, foram vítimas quatro vendedoras.

Além do perigo que representa a venda nas linhas-férreas, o chefe de repartição fiscal da Caála lembrou que a frequência de pessoas ao longo da linha provoca a dispersão da brita, que assegura a sua consistência e periga a circulação do comboio.

Para repor a ordem, Augusto Tavares disse que foram indicados para a venda de produtos o mercado da Lenha, junto do estádio do Recreativo da Caála, e a zona do bairro Mangumbala.


Nos últimos dias, os locais indicados como praças estão a ficar vazios, as pessoas estão a voltar para junto do caminho-de-ferro, paragens (de táxis) e esquinas da cidade”, afirmou.

No mercado municipal da cidade, com capacidade superior a 150 bancadas, apenas um grupo reduzido, entre 20 e 30 vendedores, fazem as suas vendas.


As pessoas preferem deixar locais limpos para venderem em locais sem higiene e sujos”, afirmou o responsável.

Augusto Tavares garantiu que os fiscais da administração municipal da Caála estão orientados a redobrar a vigilância e fazer com que as pessoas ocupem os locais indicados para a venda de produtos diversos.

in Jornal de Angola de 11.06.2012

Executivo assina acordo de abastecimento de água potável para o Huambo



O executivo angolano assinou Quinta-feira, 07/06, um acordo para as obras de reforço da rede de abastecimento de água potável à cidade do Huambo.

O acordo prevê a realização de 19 mil ligações domiciliárias, um investimento que custará aos cofres do estado angolano cerca de 7.850.000 dólares.

A cerimónia de assinatura do auto de consignação do contrato aconteceu na sala de reuniões do governo da província do Huambo, onde na oportunidade o Presidente do Conselho de Administraçao da EPAL, Lucrécio Costa, deu a conhecer que o projecto vai abranger 45 quilómetros de rede de abastecimento de água potável.


É nosso objectivo aumentar a taxa de cobertura do abastecimento de água a cidade do Huambo, tanto na abrangência física, porque vamos aumentar a rede de distribuição, como na abrangência organizacional, pois vamos fazer 19 mil ligações domiciliares”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 11.06.2012