quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Peças roubadas ladrões detidos



Quatro presumíveis assaltantes das caveiras (acocotos), do acervo cultural da Ombala de Tchingulula, na comuna da Catata, no município da Caála, província do Huambo, foram capturados na segunda-feira pelas autoridades locais, informou Joaquim Wanacambi Itepo, responsável pelo sector da Cultura.

O chefe de secção da cultura da Administração Municipal da Caála disse à Angop que os cidadãos acusados de envolvimento na acção de sabotagem e roubo do acervo cultural da Ombala de Tchingualulasão contra os princípios tradicionais de acocotos, símbolo do poder tradicional”.

“Este grupo, que pensamos estar envolvido no assalto ao acervo cultural, é composto por crentes da igreja do 7º Dia, que não acreditam nos valores tradicionais do povo Umbundu. Assaltaram 13 peças (crânios) dos sobas que reinaram na Ombala de Tchingualula”, disse. 

A Administração Municipal da Caála já criou uma comissão, que integra membros da administração local, autoridades tradicionais e agentes da Polícia Nacional, para averiguar esta situação, que preocupa os sobas e seculos, que exigem a devolução do acervo cultural da Ombala de Tchingualula.  
O Governo do Huambo também está preocupado com o desaparecimento das caveiras (acocotos) e, em conjunto com as autoridades tradicionais, está a envidar todos os esforços no sentido de resgatar as peças roubadas na Ombala, referiu o director provincial da Cultura, Pedro Tchissanga.

Neste preciso momento, ainda não se pode divulgar os nomes dos presumíveis autores do crime, mas o sector, juntamente com as autoridades policiais e tradicionais, já têm algumas pistas, que apontam para algumas seitas religiosas, porque há algum tempo havia uma seita que praticava este tipo de acção na região”, disse.

O chefe do Departamento de Património Histórico da Direcção Provincial da Cultura, João Afonso, realçou que indivíduos pilharam a Ombala e levaram várias peças de extrema importância histórica e cultural da região, muitas delas em conservação há mais de cem anos.

A conservação de caveiras de antigos reis e sobas faz parte da cultura dos umbundus desde há tempos imemoriais e constitui uma das maiores manifestações culturais destes povos. Em momentos de crises, calamidades, guerras, secas, falha nas colheitas, indicações e nomeações de sobas e reis, os acocotos são evocados para a superação de situações anormais que podem afectar as populações.

Os acocotos constituem um símbolo histórico, cultural e de poder tradicional da região e, por isso, os historiadores e homens da cultura na província consideram um crime o saque realizado na Ombala.
in Jornal de Angola de 10.01.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário