sexta-feira, 3 de maio de 2013

Construção da cidadania deve ter em conta diversidade cultural


A construção da cidadania assente nos valores da angolanidade deve ter em conta a participação de todas as culturas existentes no país, disse, quinta-feira, na cidade do Huambo, a chefe do Departamento de Política Familiar da Direcção Provincial do Ministério da Família e Promoção da Mulher, Ágata Vitumbo.
 
A responsável fez este pronunciamento quando discursava na abertura da jornada alusiva ao Dia Internacional da Família, a comemorar-se no dia 15 desse mês, tendo sublinhado que é através do respeito pela diversidade cultural que se evita o individualismo e o enfraquecimento dos valores de referências tradicionais.
 
A cidadania no país, enfatizou, deve ser encarada como um processo dinâmico, atendendo que a sua construção, suportada nos valores da angolanidade, foi ciclicamente interrompida ao longo do processo histórico do país (ocupação colonial e luta de libertação nacional).
 
Ágata Vitumbo explicou que a materialização do conceito de cidadania requer maior responsabilidade das famílias, com deveres e direitos impulsionadores para a solidariedade, participação, sentido de comunidade e partilha.
 
O cidadão deve esmerar-se também em aperfeiçoar, cada vez mais, as suas qualidades, servir com espírito de inovação e audácia, assim como se empenhar nas acções de resgate dos valores cívicos e morais”, ressaltou.
 
A família, na visão da responsável, constitui o elemento fundamental para a estabilidade da cidadania na sociedade, por ser o verdadeiro paradigma de aprendizagem e valorização do amor ao próximo.
 
A jornada da família, a decorrer até ao próximo dia 31 deste mês, sob o lema “Educação para cidadania às famílias e comunidades para coesão e desenvolvimento de Angola”, visa contribuir para a construção da nova cidadania assente nos valores da identidade nacional.
 
in ANGOP de 03.05.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário