segunda-feira, 6 de maio de 2013

Preservar a música tradicional


Promover e divulgar as obras dos músicos que vivem e desenvolvem o seu trabalho no meio rural é o principal objectivo do projecto Tsikaya, que este ano arranca na província do Huambo.

A iniciativa, fruto de uma parceria entre a PangeiArt, a União Nacional dos Artistas e Compositores no Huambo e a Brigada Jovens da Literatura, com o apoio da Fundação Holandesa Prince Claus Fund, pretende promover a renovação dos processos de criação próprios do meio rural. Abrangendo músicos e compositores do meio rural, o projecto pretende, ainda, conseguir a recuperação e continuidade dos instrumentos musicais tradicionais.

O Tsikaya teve o seu início oficial com sessões de gravação - “Música Sessions” - com músicos locais e o acompanhamento dos grupos Katiavala, do Bailundo e Agostinho Neto, do Belém, no auditório da Delegação Provincial da Cultura no Huambo.

Na “Música Sessions” já participaram os músicos Carlos África, o duo Alimba Okimbo, a cantora e dançarina Bela Esanjo e a Banda Crescente.

O Tsikaya Huambo vai decorrer até ao final de 2013, com a participação do percussionista e compositor colombiano Pedro Ojeda, que deve visitar a província em Setembro. O projecto prevê a edição de um CD com os músicos participantes, previsto para o último trimestre de 2013.

Victor Gama, da direcção artística, parte ainda este mês para a Colômbia, com o propósito de desenvolver o projecto naquele país, numa parceria com a organização artística “Mas Arte, Mas Acción”, com sede em Bogotá. A internacionalização do projecto visa promover os músicos angolanos não apenas na Colômbia, mas em toda a América do Sul.

in Jornal de Angola de 06.05.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário