sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Luvemba conta com um novo centro de saúde


A comunda do Luvemba, município do Bailundo, a 120 quilómetros a norte da cidade do Huambo, conta desde hoje, quinta-feira, com um novo centro de saúde, inaugurado pelo vice-governador provincial para os assuntos políticos e sociais, Guilherme Tuluka.
 
Construído em quatro meses, a infra-estrutura possui 20 camas para internar igual número de pacientes nas áreas de medicina geral, pediatria e maternidade.
 
O novo centro de saúde, que substitui o anterior com capacidade para três camas, vai realizar consultas de medicina, pediatria, pré-natal, pré-parto, pós-parto, parto e tem uma área onde serão administradas vacinadas.
 
Durante o acto de inauguração, o vice-governador do Huambo para o sector político e social, Guilherme Tuluka, apelou à população a cuidar bem do imóvel para que o mesmo sirva às gerações vindouras.
 
Considerou a construção da unidade sanitária como uma festa para os beneficiários, uma vez que vai contribuir para a melhoria da qualidade dos serviço médico-medicamentoso prestado à população.
 
Garantiu que semanalmente o centro realizará consultas com médicos especializados provenientes da vila municipal do Bailundo, a 45 quilómetros a sul da vila comunal do Luvemba.
 
Guilherme Tuluka apelou ainda, na ocasião, os populares a terem maior preocupação com a saúde preventiva em detrimento da curativa.
 
"Devem consultar os técnicos de saúde com mais frequência e não apenas quando estão doentes. Muitas pessoas têm o hábito de vir ao centro de saúde quando a situação estiver já perdida, o que é mau", avisou.
 
Para a construção deste novo centro de saúde foram empregues aproximadamente 32 milhões de Kwanzas.
in ANGOP de 09.11.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário