terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Estiagem leva União Europeia ao Huambo e Bié

Javier Puyol, embaixador da União Europeia em Angola


A estiagem
que afectou algumas  províncias de Angola tem vindo a preocupar a Delegação da União Europeia, que esta semana desdobrouse em contactos nas províncias do Huambo e Bié para constatar “in loco” a situação.




O chefe da Delegação da União Europeia, o embaixador Javier Puyol,está nas duas províncias numa missão do Serviço de Ajuda Humanitária e Protecção Civil da União Europeia (ECHO).

O objectivo desta missão é proceder à avaliação das necessidades nalgumas das províncias mais afectadas pela estiagem.

A União Europeia está a apoiar o Governo de Angola e as comunidades afectadas pela seca para melhorar a segurança alimentar e responder à má nutrição.

Após uma visita ao terreno em Agosto passado, a ECHO avaliou a situação e aprovou uma intervenção de quatro milhões de euros nas províncias mais afectadas pela seca.

Durante a visita, estão previstos, entre outras actividades, encontros com os governadores provinciais, autoridades provinciais e locais, com activistas e comunidades afectadas pela seca, com o fim de auscultarem as necessidades.

Também serão visitados projectos apoiados pelas organizações não governamentais «Visão Mundial», «Africacare», e «People in Need» e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que, junto com o governo, estão a trabalhar na emergência alimentar causada pela estiagem.

Aproveitando a sua visita ao Bié, o embaixador Javier Puyol constatará no terreno o andamento do programa de desminagem nesta província.

A União Europeia está a financiar, com 20 milhões de euros, o programa  de desminagem, dos quais três milhões estão a ser utilizados em acções de desminagem na província do Bié.

O programa nesta província é implementado pela organização não governamental internacional «The Halo» e tem como objectivo o apoio às comunidades mais afectadas pelas minas e outros engenhos explosivos, desenvolvendo acções conjugadas e abrangentes de desminagem humanitária.

A União Europeia é actualmente o maior doador a fundo perdido de Angola. Desenvolve com o Governo de Angola um programa de cooperação plurianual (2008-2013), ao abrigo do 10º Fundo Europeu para o Desenvolvimento e do Orçamento da Comissão Europeia, num total de mais de 250 milhões de eruros.
in Novo Jornal nº 255 de Dezembro de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário