quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Instituto de minas clarifica mais de um milhão de metros quadrados de terra


Um milhão e 319 metros quadrados de terra foram clarificados de Janeiro a Dezembro deste ano na província do Huambo, pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD), numa acção que visa aumentar as áreas de cultivos e a livre circulação de pessoas e bens nesta região.

O director provincial do INAD no Huambo, Victor Jorge, revelou que este ano no Huambo foram removidos quatro minas anti-tanques, 28 minas anti-pessoais, 203 engenhos explosivos não detonados, duas mil e 204 munições de vários calíbres e a recolha de mil e 133 metais.

De acordo com a fonte, no periodo em referência foram educados sobre perigo de minas 873 pessoas entre crianças e adultos nos 11 municípios que compõem a província, o que considerou de positivos as acções desenvolvidas este ano nesta região.

O director provincial do Instituto Nacional de Desminagem no Huambo, Victor Jorge, assegurou que as suas acções de desminangem tiveram maior incidência no município da Chicala-Cholohanga e arredores da cidade capital, com destaque para unidade da região militar centro localizado no bairro de Santo António, no Cambiote onde será construído a cidade universitária José Eduardo dos Santos.

" A província toda apresenta muitos riscos de minas, porque nem todas vias terciárias, secundarias e pontes foram reabilitadas, a guerra afectou todo território, com maior incidência para o município da Chicala-Cholohanga e a cidade capital principalmente nas unidades militares", destacou.

Victor Jorge assegurou que, para o próximo ano, a instituição que dirige vai incidir as suas actividades no processo de educação das populações sobre os perigos de minas e o processo de desminagem, bem como o levantamento das áreas com maior riscos de minas, por forma a tornar mais fluído a circulação de pessoas e bens na região.
in ANGOP de 26.12.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário