sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

UE mantém apoio à população afectada



O chefe da Delegação da União Europeia em Angola, Javier Puyol, avalia hoje e amanhã as necessidades da população afectada pela seca nas províncias do Huambo e Bié.


A visita enquadra-se na missão do Serviço de Ajuda Humanitária e Protecção Civil da União Europeia (ECHO), que está a apoiar o Executivo e as comunidades afectadas pela seca, para melhorar a segurança alimentar e responder à má nutrição.


 Após uma visita ao terreno, em Agosto passado, a ECHO avaliou a situação e aprovou uma intervenção de quatro milhões de euros nas províncias mais afectadas pela estiagem. Durante a visita, estão previstos, entre outras actividades, encontros com os governadores e autoridades provinciais e locais, activistas e comunidades afectadas pela seca, para uma auscultação das necessidades locais.


Também vão ser visitados projectos apoiados pelas Organizações Não GovernamentaisVisão Mundial”, “Africacare”, e People in Need”, e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que juntamente com o Executivo estão a trabalhar na emergência alimentar causada pela estiagem.

Aproveitando a visita ao Bié, Javier Puyol vai avaliar o andamento do programa de desminagem.


A União Europeia está a financiar com 20 milhões de euros o programa de desminagem, dos quais três milhões estão a ser utilizados nas acções de remoção de minas na província. Este programa é desenvolvido pela ONG internacionalThe Hallo”, e tem como objectivo o apoio às comunidades mais afectadas pelas minas e outros engenhos explosivos, desenvolvendo acções conjugadas e abrangentes de desminagem humanitária. A União Europeia é actualmente o maior doador a fundo perdido de Angola e desenvolve com o Executivo um programa de cooperação plurianual (2008-2013) ao abrigo do 10º Fundo Europeu para o Desenvolvimento e do Orçamento da Comissão Europeia, num total de mais de 250 milhões de euros.
in Jornal de Angola de 07.12.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário