quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Morreu Oscar Niemeyer, ícone da arquitetura moderna


O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, morreu, esta quarta-feira, aos 104 anos de idade, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde estava internado desde o dia 2 de novembro.

Oscar Niemeyer, que completava 105 anos no próximo dia 15, foi um dos principais expoentes da arquitetura moderna e projetou o Brasil internacionalmente com obras espalhadas por vários países do mundo, como Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Itália, Argélia, Israel e Cuba, entre outros.

No Brasil, o nome de Niemeyer ficará para sempre associado a Brasília onde projetou a praça dos Três Poderes, os prédios do Congresso Nacional, do STF (Supremo Tribunal Federal) e o Palácio da Alvorada, um dos ex-líbris da cidade, e a Catedral. No Rio de Janeiro, assinou, por exemplo, o Sambódromo e o Museu de Arte Moderna, em forma de disco voador, em Niterói.


Em Angola contribuiu com vários estudos de arquitetura e alguns estudos que projetou para a modernização do País.

Em Portugal, Niemeyer chegou a construir, com Alfredo Viana de Lima, o Hotel Casino do Funchal, a meio da década de 60, hoje bastante desvirtuado.

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares nasceu a 15 de dezembro de 1907 no Rio de Janeiro, filho de Oscar Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro da Almeida, teve cinco irmão e a sua família tinha ascendência portuguesa, árabe e alemã. Casou em 1928 com Annita Baldo com quem teve uma filha, Anna Maria que morreu no passado mês de junho.

Formou-se em arquitetura e engenharia em 1934, pela Escola Nacional de Belas Artes, e o seu primeiro projeto individual foi o edifício Obra do Berço, no Rio de Janeiro, em 1937, no qual já mostrou características que marcaram os seus trabalhos ao longo dos anos, como plantas e fachadas livres, influências da arquitetura moderna e do francês Le Corbusier.

Ao longo da sua carreira, assinou cerca de 500 obras nas principais cidades brasileiras e em países como Líbano, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Israel e Itália. Recebeu diversos prémios, entre eles o Prémio Unesco, na categoria Cultura, Royal Gold Medal do Royal Institute of British Architects, Prémio Leão de Ouro da Bienal de Veneza, a Medalha de Ouro da Academia de Arquitetura de Paris e o Prémio Pritzker, considerado o Oscar da Arquitetura.

in A Bola Angola de 06.12.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário