quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Uso e desenvolvimento das TIC no país é satisfatório

O especialista em programação de computadores e analista de sistema Victor de Jesus Fortes reconheceu no Huambo, que o uso e desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no país é bastante satisfatório, fruto do investimento que o governo tem vindo a fazer nesta área.
 
Em declarações acerca do temaAs TIC no desenvolvimento de Angola”, o especialista reconheceu também que as Tecnologias de Informação e Comunicação estão a acompanhar os passos que o país está a dar rumo ao seu desenvolvimento.
 
Lembrou que as acções do governo angolano neste ramo do saber estão a dar a conhecer aos cidadãos que o pilar de desenvolvimento de qualquer país assenta nas Tecnologias de Informação e Comunicação.
 
Apontou os planos de acções para a sociedade da informação, bem como o da governação electrónica, aprovados pelo governo em 2006, como algumas das evidências de que o país está no rumo certo no concernente ao uso e desenvolvimento das TIC.
 
Victor de Jesus Fortes considerou que a construção de mediatecas no país e as redes de fibra óptica estão a dar corpo para a materialização sólida e coordenada do desenvolvimento da sociedade de informação em Angola.
 
Disse que as TIC, devido à sua transversalidade com os sectores de desenvolvimento do país, concorrem igualmente para a melhoria da qualidade de vida das populações, sendo esta uma das razões do investimento que o governo tem vindo a fazer.
 
Salientou também que a conclusão, nos próximos anos, do sistema de telecomunicações por cabo submarino e do satélite angolano, vão tornar mais facilitado o acesso e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no país.
 
Angola tem hoje as condições indispensáveis, proporcionadas pelo nível que, embora não seja o desejado, é certamente o aceitável para se disponibilizar a informação através da auto-estrada da globalização em que está inserida, utilizando as tecnologias actualizadas e de alto padrão existentes”, admitiu.
 
O especialista em programação de computadores e analista de sistema enalteceu também a aposta do governo na formação de quadros nacionais, através da criação de cursos de nível médio e superior no país, bem como a materialização de uma série de projectos que estão a tornar fácil o acesso das populações às TIC.
in ANGOP de 19.12.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário