quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Formados 35 enfermeiros pelo programa de saúde bucal da Amosmid


Trinta e cinco enfermeiros que realizam consultas pré-natais em várias unidades sanitárias da província do Huambo foram formados no dia 30 de Novembro deste ano, nesta cidade, pelo projecto Sorriso, que é executado pela Amosmid, empresa privada de gestão em saúde.
A coordenadora-geral deste projecto, Sarah Leandro, informou que a acção formativa, a qual considerou positiva, teve por objectivo principal capacitar os enfermeiros que realizam consultas pré-natais para promoverem saúde bucal à gestante, através de orientação sobre higiene bucal e garantir a promoção e cuidados primários da saúde bucal às grávidas.
Explicou que a formação, que durou oito horas, foi dividida em parte teórica e prática, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem.
Espera-se, como resultado da mesma, que os enfermeiros que realizam consultas pré-natais ajudem a desmistificar a ideia de que uma gestante não pode ser submetida a tratamento de estomatologia e consequentemente orientá-las e encaminhá-las, quando necessário, para secções de estomatologia.
Sarah Leandro diz esperar também que os profissionais que participaram da formação sejam multiplicadores da informação em suas respectivas unidades sanitárias.
Salientou que infecções na gengiva facilmente prevenidas com correcta higiene bucal e alimentação adequada, podem provocar parto prematuro e com isso a probabilidade do 
recém-nascido, com baixo peso, falecer aumenta exponencialmente.
O Projecto Sorriso é um programa de saúde bucal do Governo da Província do Huambo executado pela Amosmid, empresa privada de gestão em saúde.
in ANGOP de 12.12.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário