terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Caála multiplica este ano produção do grão de arroz

O município de Caála vai intensificar a produção de sementes de arroz, este ano, com vista a acelerar o programa de fomento da produção do grão em grande escala, garantiu a chefe de repartição da Agricultura e Pesca da Administração Municipal da Caála, província do Huambo, Fátima André. 

Segundo a responsável, na localidade da aldeia de Cangote, foram criados canteiros com espécies de arroz como “limpopo, macau e material”, para avaliar a sua eficácia e adaptação na região.

Fátima André anunciou ainda que o processo de incentivo à produção do grão de arroz vai ser feito junto das famílias camponesas do município da Caála, para permitir o reforço desta produção nas práticas agrícolas e criar uma segurança alimentar. 


Com esta iniciativa, pretende-se melhorar a dieta alimentar e contribuir para o desenvolvimento socioeconómico das famílias camponesas e combater a pobreza no município da Caála.” 

 Numa primeira fase experimental, os camponeses pretendem cultivar um hectare de terra para a produção de arroz e avaliar a sua eficiência, de forma a expandir a mesma cultura em toda a extensão territorial do município da Caála. 


Os canteiros experimentais foram criados, no mês passado e, no próximo dia 14, pode efectuar-se a transplantação do arroz nos campos agrícolas, localizados na margem do rio Cunhongoma.

in Jornal de Angola de 12.02.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário