terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Plano de formação de quadros ajuda país a enfrentar o futuro


O director do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) afirmou, no Lubango, que o Plano Nacional de Formação de Quadros (PNFQ) vai melhorar a capacidade do país para enfrentar os desafios do futuro.

Ao falar durante a cerimónia de apresentação do plano, Miranda Lopes disse que as áreas prioritárias são as engenharias e a formação de professores, tendo em conta a necessidade de bons docentes, para que o efeito multiplicador se faça sentir em breve em todos os níveis de ensino.


A vice-governadora provincial para o sector Político e Social, Alice Van-Dúnem, frisou que o progresso sustentável de um país só é possível se houver um investimento forte e adequado na formação e na inovação do homem.


Alice Van-Dúnem declarou que o projecto de formação de quadros vai dar resposta às necessidades de qualificação, competência e boa gestão dos recursos humanos do país, ao promover, assim, o ajustamento entre as necessidades e a oferta.


 Angola, salientou, é um país novo e com um nível de desemprego ainda muito elevado, daí a preocupação do Executivo em criar políticas de emprego e valorização dos recursos humanos nacionais, evitando que a força de trabalho estrangeira se apresente privilegiada em detrimento da nacional. Alice Van-Dúnem defendeu a criação de mecanismos de integração dos sistemas do ensino superior e técnicoprofissional.


O programa nacional de formação de quadros foi apresentado aos responsáveis da Faculdade de Medicina, da Escola Superior Politécnica, estudantes universitários e aos membros da sociedade civil.O Plano Nacional de Formação de Quadros (PNFQ) para 2013/2017 foi apresentado segunda-feira aos membros do Governo Provincial do Huambo por especialistas do Ministério do Ensino Superior.

O PNFQ visa assegurar a formação profissional e garantir o desenvolvimento de competências de quadros qualificados, com reflexos positivos nas condições de competitividade e internacionalização da economia angolana. 


O seu incremento está a cargo de uma comissão ministerial nomeada pelo Executivo em Novembro de 2012. No prosseguimento desta missão, o Ministério do Ensino Superior enviou uma delegação ao Huambo para apresentar o referido Plano. 

O Executivo tem como meta, até 2015, atingir 1,6 milhões de quadros superiores, como resultado da aplicação do Programa de Acção 2013-2014.
in Jornal de Angola de 26.02.2013 

Sem comentários:

Enviar um comentário