quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Programa beneficia milhares de pessoas



Mais de 130 mil pessoas das províncias de Benguela, Moxico, Huambo e Bié beneficiam do fornecimento regular de água potável, fruto do projecto desenvolvido pela Organização Não-Governamental Oxfam, com o apoio do Ministério da Energia e Águas.
Ruben Ngunbane, responsável pela comunicação da ONG Oxfam para o centro e sul de África, disse que o projecto, começado em Março de 2011 e com o término previsto para o segundo semestre de 2014, conta com o financiamento da União Europeia e está orçado em 2,4 milhões de euros.
Do projecto, acrescentou o responsável, constam igualmente a colocação de 106 furos de água e latrinas em algumas localidades dessas quatro províncias. 
O projecto prevê igualmente a realização de acções de capacitação às populações das comunidades beneficiadas, que vão ter a oportunidade de aprender sobre diferentes práticas e formas de desenvolvimento, bem como a promoção de valores comunitários.

Paceiros sociais


Ruben Ngunbane disse ainda que o projecto conta com a colaboração de vários parceiros sociais, no âmbito do programa de combate à pobreza, implementado pelo Executivo. 

Como forma de se promover maior preservação e gestão dos recursos hídricos existentes no país, as comunidades recebem um suporte formativo e informativo sobre a gestão da água potável, adicionado a noções básicas sobre práticas de higiene, melhoria do saneamento do meio e atitudes práticas de preservação do ambiente”, sublinhou. 

Ruben Ngunbane informou que a equipa de executores do projecto nas comunidades das quatro províncias onde decorre a sua aplicação envolve especialistas de diferentes sectores sociais e técnicos da empresa de água e saneamento, especialistas em matéria de saneamento, técnicos da saúde e activistas sociais. 

Esta acção de impacto social, disse Ruben Ngunbane, contribui para o aumento da melhoria das condições sociais básicas da população angolana, um dos grandes objectivos do Executivo.
in Jornal de Angola de 28.02.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário