segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Fogo Negro continua a ser a principal atracção do Carnaval



O grupo Fogo Negro continua a ser a principal atracção dos desfiles carnavalescos da província do Huambo, não apenas pelos títulos já conquistados, mas também pelo número de foliões que leva consigo para o palco da exibição.
 
Com 11 títulos conquistados em 30 participações, o grupo detém a hegemonia na galeria dos vencedores do Carnaval de adultos na província do Huambo, embora não tenha conseguido vencer as três edições anteriores.
 
Fundado no início da década de 1980, altura em que os grupos Saidy Mingas e União Seguessa eram as maiores referências do Entrudo local, o Fogo Negro detém também o maior número de títulos consecutivos (6), números que fazem dele um candidato antecipado em qualquer edição carnavalesca que participa.
 
Desde 1978, ano em que a maior festa popular saiu as ruas do planalto central pela primeira vez, 11 grupos já inscreveram os seus nomes na galeria de vencedores.
 
Destes, sete extinguiram-se por razões diversas e somente quatro ainda continuam a abrilhantar o Carnaval, tornando-o mais espontâneo, além de aumentarem o grau de dificuldades para os potenciais candidatos ao título.
 
Os principais vencedores do Carnaval provincial do Huambo, na categoria de adultos, são os grupos Fogo Negro, com 11 títulos, União Seguessa, com 5, Saidy Mingas e Velha Guarda, ambos com quatro títulos.
 
Além destes, o Carnaval conheceu também outros vencedores, como são os casos dos grupos União Emprotel e Bloco Branco, ambos com 2 títulos conquistados, União Ecomil, Grupo Evestang, União Paulo Kassoma, Grupo Família, União da Paz e Grupo das Artes, que logrou tal feito em 2012.
 
Os grupos Fogo Negro, Velha Guarda, União da Paz, Bloco Branco e Grupo das Artes são os únicos sobreviventes da legião de vencedores.
 
Este ano o desfile de adultos, marcado para terça-feira, vai contar com a participação de 45 grupos, mais 24 concorrentes em comparação a edição passada.
 
Tal como na edição anterior, o vencedor da classe de adultos será premiado com um milhão e 700 mil Kwanzas, o 2º receberá um milhão e 200 mil, e o 3º um milhão de Kwanzas.
in ANGOP de 11.02.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário