quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Extensionistas aprimoram conhecimentos sobre diagnóstico rural participativo



Um grupo de vinte e quatro extensionistas e camponeses líderes dos municípios da Caála, Mungo, Londuimbali e Bailundo participam desde hoje, terça-feira, numa acção formativa onde estão a aprimorar conhecimentos sobre diagnóstico rural participativo, uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA).   
 
A acção formativa, inserida no Projecto da Agricultura Familiar Orientada para o Mercado (MOSAP), visa reforçar a componente escolas de campo, para que os técnicos seleccionados para o seu acompanhamento tenham ferramentas fundamentais para a instrução dos beneficiários nos três municípios da província.
 
O coordenador do projecto no Huambo, Cyprien Ndambi Ndoki, disse que nas escolas de campo pretende-se instruir as famílias camponesas a resolverem problemas agrários para que possam ter uma produção agrícola satisfatória.
 
De acordo com o coordenador da componente de escolas de campo, com esta formação, os técnicos terão habilidades de identificar os problemas vividos nas comunidades rurais e aplicar soluções possíveis para aumentar a produtividade, experimentando várias metodologias agrícolas utilizadas pelas famílias camponesas no meio rural.
 
Na sua óptica, as famílias camponesas, para além da disponibilização dos meios técnicos e condições de trabalho, necessitam de assistência social e económica para o êxito da actividade agrícola.
 
Diagnóstico rural, ciclo cultural e introdução sobre escola de campo são outras temáticas que serão abordadas durante os quatro dias de formação, no município da Caála, organizado pelo IDA.
 
O projecto de escola de campo é promovido pelo IDA, em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
in ANGOP de 20.02.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário