terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Seminário adopta medidas para segurança alimentar

A estruturação e conservação dos produtos agrícolas, para se evitarem perdas após a colheita, principalmente dos cereais, frutícolas e hortícolas, foram recomendadas no Huambo, para que as famílias camponesas das comunidades rurais possam ter segurança alimentar.

Os participantes no encontro, realizado para debater esta questão, aconselharam a exploração ao máximo do potencial genético das culturas locais, para se obterem maiores e melhores produções, que permitam a criação de reservas alimentares. 


Outra medida considerada importante prende-se com a manutenção do teor de humidade do solo, através de técnicas de conservação das sementes.  

Além da necessidade de consciencializar a sociedade no sentido de saber superar as crises provocadas pelas estiagens, foi defendida a difusão das estratégias de aproveitamento de água, como a construção de represas e canais irrigáveis, de forma a suprir a problemática associada à carência de água para a produção agrícola nas comunidades.

Os participantes propuseram, ainda, que os próximos estudos sobre segurança alimentar e nutricional não se realizem apenas nas zonas rurais, uma vez que as zonas urbanas e suburbanas também enfrentam problemas de insegurança alimentar.   


A iniciativa, que decorreu na Biblioteca Municipal Constantino Camõli, teve a participação de 53 pessoas, entre representes do ADRA, de instituições públicas e académicas, associações e cooperativas de camponeses, e ONG.
in Jornal de Angola de 12.02.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário