quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Militantes da OMA doam sangue ao hospital geral do Huambo



Cem militantes da Organização da Mulher Angolana (OMA), na província do Huambo, doaram hoje, quarta-feira, nesta cidade, sangue ao banco de hemoterapia do Hospital Geral do Huambo, numa acção social que visa minimizar a carência e salvar vidas humanas.

À margem da campanha de solidariedade inserida no leque de actividades alusivas ao 2 de Março (Dia da Mulher Angolana), a 2ª secretária provincial da OMA no Huambo, Emília Mendonça, disse que o gesto visou demonstrar a preocupação das senhoras na redução da mortalidade materna infantil por falta de sangue.

Trouxemos mais de cem mulheres com objectivo solidarizarem-se com os pacientes internados no Hospital Geral, além de salvarmos vida. Se hoje são os outros a necessitarem de sangue amanhã poderemos ser nós, por isso é que nós viemos demonstrar este gesto de caridade já que a mulher é a principal gestora principal da vida social, sendo mãe, filha, avó e esposa”, referiu.

O responsável do banco de hemoterapia, Aristides Aprós Timóteo, manifestou-se satisfeito com o gesto de solidariedade demonstrado pelas militantes do secretariado provincial da OMA, afirmado que o mesmo vai aumentar no stock da unidade hospitalar.

Agradecemos imenso a boa vontade da OMA. Com isso podemos dizer que termos de stock estamos bem servidos pelo menos até as próximas 72 horas, este sangue vai ainda minimizar a carência que se registas em outras unidades hospitalares”, informou.

Aristides Timóteo apontou as áreas de cirurgias, bloco operatório, sala de parto e de pediatria, como sendo as que mais necessita de stock.

O responsável apelou as demais instituições e organizações da sociedade civil no sentido de aderirem as campanhas de doação de sangue para contribuem no salvamento de vidas humanas, “é bom quando o sangue é que espera o paciente, porque se for ao contrario é bastante complicado quer para os técnicos, quer para o doente”.
in ANGOP de 14.02.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário