quinta-feira, 2 de maio de 2013

Mosap vai financiar 150 associações de camponeses


O projecto de Agricultura Familiar Orientado para o Mercado (Mosap), adstrito ao Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), vai financiar este ano, na província do Huambo, 150 associações de camponeses, visando aumentar a produção agrícola, através da prestação de melhores serviços aos produtores do meio rural.
 
O acto de abertura do financiamento de sub projectos agrícola teve início sexta-feira passada na aldeia de Boa Esperança, comuna de Alto Hama, município do Londuimbali, onde as sete primeiras associações de camponeses assinaram os contratos que as habilita a adquirir gado para atracção animal, fertilizantes e sementes diversos.
 
Na sua intervenção, o coordenador da unidade de implementação do projecto Mosap no Huambo, Eugénio Tchiliva, assegurou que as associações cujos contratos foram assinados receberão os seus meios na próxima semana.
 
Informou que estão já em carteira 46 processos que serão atendidos numa primeira fase.
 
Os projectos só são aprovados quando há acordo entre as partes e anuência das administrações municipais e comunais sobre local onde serão implementados, no quadro do desenvolvimento rural”, explicou, assegurando que dentro de cinco dias chegam à província os primeiros animais que serão distribuídos as associações beneficiarias.
 
Eugénio Tchiliva referiu que para apoiar as 150 associações de camponeses dos municípios do Londuimbali, Mungo e Bailundo estão disponíveis 34 milhões e 332 mil e 978 Kwanzas.
 
Por seu turno, o soba da aldeia de Boa Esperança, Zebedeu Sabino, enalteceu a iniciativa do governo em disponibilizar meios para aumentar os níveis de produção das famílias camponesas da sua área de jurisdição, o que vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias.
 
Esta iniciativa vai igualmente aumentar os níveis de aprendizagem das crianças quando estiverem bem alimentadas, as famílias camponesas vão ter excedentes para comercialização e criar fundos financeiros, bem como contribuir no desenvolvimento social das populações da aldeia”, disse.
 
in ANGOP de 02.05.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário