segunda-feira, 8 de julho de 2013

Administração da Caála garante melhoria do sistema de ensino


A melhoria do sistema de ensino, que deverá passar pela criação de núcleos universitários, é um dos desafios da Administração Municipal da Caála, província do Huambo, para os próximos anos.
 
A intenção foi manifestada pela administradora adjunta para os assuntos económicos do município, Umbelina Maria, quando falava, na cerimónia que marcou a abertura as festividades alusivas ao 43º aniversário do município da Caála, que se assinala no próximo dia 15.
 
Disse que a iniciativa está inserida no Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, visando o crescimento da circunscrição.
 
Nesta perspectiva, adiantou, prevê-se também o aumento do número de professores e a construção de salas de aula.
 
Umbilina Maria afirmou que outras prioridades passam pela melhoria do sistema de funcionamento e aumento de unidades sanitárias, a criação de mecanismos que garantam a manutenção do gado, fomento da actividade agrícola, alargamento da iluminação pública e massificação do desporto.
 
A administração prevê ainda a recuperação do pólo industrial, do sistema de abastecimento da água potável, a conclusão do palácio da administração municipal e da residência do administrador, para que o município ganhe uma nova imagem.
 
Segundo depoimentos históricos, a região da Caála foi fundada por Antero Gavino do Rego, José Henrique Beira Alta, Gualdino da Cunha Barros e José da Fonseca Monteiro, que passaram a habitar no município em 1900.
 
Caála pertenceu ao município do Huambo em 1922, tendo sido integrado a partir do mesmo ano na circunscrição do Lepi, criada por Norton de Matos. Em 1929, ainda integrada à circunscrição do Lepi, teve o seu primeiro corpo administrativo e, no mesmo ano, ganhou o nome de povoação Roberto Williams por determinação do Governo português.
 
Em Agosto de 1934 sob a portaria de 27 de Outubro, a circunscrição do Lepi ascende à categoria de Conselho e a sua sede é transferida para a vila da Caála, que passou a ser designada de Conselho.
 
Em 1966, o seu corpo administrativo é elevado à câmara municipal. A 15 de Julho de 1970, através da portaria 17011, foi elevada à categoria de cidade pelo então governador-geral de Angola, tenente-coronel Camilo Augusto de Miranda Rebocho Vaz.
 
A cidade da Caála é ligada por um eixo rodoviário integrado pelas estradas Caála/Huambo com ligação para as províncias de Luanda, Benguela e Bié, bem como Caála/Lubango com ligações para as cidades do Namibe e de Menongue.
 
Num dos entroncamentos da comuna do Cuima, segue a estrada com ligação para Chipindo, Jamba e Chamutete (Huíla) e Kuando Kubango.

in ANGOP de 08.07.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário