quarta-feira, 3 de julho de 2013

Codespa apresenta programa de fortalecimento de cooperativas agro-pecuárias


A fundação espanhola Codespa apresentou, na vila municipal do Bailundo, 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, o seu programa de fortalecimento de cooperativas agro-pecuárias.
 
Na ocasião, o delegado desta fundação em Angola, Borja Monreal Gainza, deu a conhecer que o programa abrange 17 cooperativas agropecuárias das províncias do Huambo e Bié e, por objectivo, a estruturação e organização das mesmas, assim como orientar a sua actividade para o mercado.
 
Informou que, além do acompanhamento directo das cooperativas, a fundação Codespa pretende, com este seu programa, instruir os membros das cooperativas a criarem lucros e se manterem no mercado, para consolidar a sua sustentabilidade e contribuir para o desenvolvimento das comunidades.
 
Realçou que o programa de fortalecimento das cooperativas agropecuárias alberga ainda acções formativas sobre técnicas de produção agrícola e pecuária e estudo de mercado.
 
Queremos que as cooperativas respondem sempre às suas necessidades e do mercado, criando lucros para a sua auto gestão e se mantenham no mercado e se adaptem ao mercado com serviços específicos”, realçou.
 
Borja Gainza referiu que a inexistência de base de serviços adaptados às necessidades do mercado, assim como a falta de organização das cooperativas tem levado ao desaparecimento destas associações, situação que se pretende mudar com o programa acima referido.
 
Com cerca de dois anos de existência em Angola, seis meses dos quais dedicados à formação dos camponeses, o programa de fortalecimento de cooperativas agropecuárias, que engloba os municípios do Huambo, Cahála, Chicala-Cholohanga (província do Huambo), Andulo, Kalussinga e Katabola (Bié) está orçado em 250 milhões de euros, cerca de 31 biliões 562 milhões e 500 mil Kwanzas.
 
Para a implementação do projecto, cujo financiamento é do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Codespa conta com a parceria da Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (Adra).

in ANGOP de 03.07.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário