quarta-feira, 3 de julho de 2013

Camponeses enaltecem criação do programa de fortalecimento de cooperativas


Os camponeses das províncias do Huambo e Bié enalteceram hoje, na sede municipal do Bailundo, 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, a criação do programa de fortalecimento de cooperativas agropecuárias, uma iniciativa da fundação espanhola Codespa.
 
Entrevistados, momentos depois da apresentação do tal programa, os beneficiários foram unânimes em admitir que a iniciativa os ajudará a ultrapassar as suas dificuldades e melhorar as técnicas agropecuárias.
 
O representante da união das associações de camponeses do Bailundo, Francisco Feta, frisou que o programa ajudará a aumentar a produtividade e combater a fome e a pobreza, no seio das comunidades camponesas.
 
Já o representante da cooperativa do município do Andulo, Valentino Chimuco, augura que este programa ajude-os a descobrir as necessidades do mercado, assim como facilitar o escoamento dos produtos do campo.
 
Os dois interlocutores acreditam que os objectivos do programa de fortalecimento das cooperativas agro-pecuárias sejam concretizados, proporcionando, deste modo, mais oportunidades aos camponeses no que tange ao acesso ao crédito e na descoberta de novos mercados para a comercialização dos produtos, com vista a obter maior rendimento e sustentabilidade.
 
Com cerca de dois anos de existência em Angola, seis meses dos quais dedicados à formação dos camponeses, o programa de fortalecimento de cooperativas agropecuárias, que engloba os municípios do Huambo, Cahála, Chicala-Cholohanga (província do Huambo), Andulo, Kalussinga e Katabola (Bié) está orçado em 250 milhões de euros, cerca de 31 biliões, 562 milhões e 500 mil Kwanzas (moeda angolana).
 
in ANGOP de 03.07.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário