sexta-feira, 1 de junho de 2012

Governo presta atenção especial às crianças vítimas de maus-tratos e abuso sexual


O governo da província do Huambo vai prestar este ano uma atenção especial as crianças vítimas de maus-tratos e abusos sexuais, traumatizadas e com dificuldades sócio económicas, bem como aquelas em perigo de enveredarem para a delinquência.

Numa mensagem de felicitação endereçada por ocasião do Dia Internacional da Criança, que hoje se assinala, refere que o governo angolano tem prestado uma especial atenção aos problemas da criança a luz da convenção dos direitos dos petizes, tendo aderido à carta africana.

Na mensagem, assinada pelo governador Fernando Faustino Muteka, lê-se ainda que a data é comemorada com júbilo, numa altura em que se regista uma redução progressiva do número de crianças fora do sistema de ensino, melhoramento dos serviços de saúde e a concretização de projectos de acolhimento de petizes desamparadas.

Refere também que, incluindo o 16 de Junho, Dia da Criança Africana, são efemérides não são apenas direccionadas a petizes, mas sim a toda sociedade a quem cabe reflectir profundamente sobre as prioridades e da tenção necessária aos programas dirigidas a crianças.


Torna-se assim imperioso o cumprimento dos 11 compromissos assumidos entre o governo de Angola, agências e parceiros sociais sobre a criança, que concorrem para protecção e melhora da sua vida”, lê-se.

Adianta que todas as forças de mobilização social devem ser direccionadas para a tarefa de levar às famílias os conhecimentos e as habilidades necessárias para uma melhoria expressiva e agradável da situação da criança na província e em toda parte do mundo.

O 1 de Junho celebra-se sob o lema
todos unidos na protecção da criança”.
in ANGOP de 01.06.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário