quarta-feira, 11 de julho de 2012

Caála assinala 42 anos desde ascensão à categoria de cidade

A cidade da Caála, situada a 23 quilómetros ao oeste da capital da província do Huambo, completa a 15 deste mês 42 anos desde a sua ascensão da categoria da cidade.
 
Caála ascendeu à categoria da cidade a 15 de Julho de 1970, através da portaria 170011 assinado pelo então governador-geral de Angola, Coronel Camilo Augusto Miranda Rebaixo Vaz.
 
Actualmente a localidade vive momentos de desenvolvimento consubstanciados em programas de construção de residências, centro de saúde, unidades escolares com sete a 26 salas de aulas, melhoramento da rede eléctrica, fornecimento de água canalizada e instalação de novas unidades bancárias e empresas privadas.
 
O sistema agrícola também vindo a conhecer níveis desenvolvimento, em função da modernização do sector, sob orientação de técnicos agrários formados na província do Huambo, repovoamento animal e envolvimento das famílias camponesas nas actividades comerciais para valorizar a sua produção.
 
O melhoramento das vias terciárias nas comunidades rurais para facilitar a vida social das famílias camponesas também está a ser implementado de forma paulatina para promover o desenvolvimento socioeconómico.
 
A administração municipal da Caála está ainda a trabalhar na recuperação do pólo industrial que ressurge nesta cidade, bem como a criar novos níveis de desenvolvimentos sociais direccionados basicamente para os meios de comunicação social, através de localização de espaços para efeitos laborais.
 
Neste âmbito, já está em funcionamento activo a delegação da Agência Angola Press (Angop) e o Centro de Produção da Rádio Nacional de Angola (RNA).
 
Actualmente, a administração está a trabalhar forte para disponibilizar infra-estruturas para a Televisão Pública de Angola (TPA) e Edições Novembros.
 
No sector da educação, a administração quer o funcionamento do núcleo universitário José Eduardo dos Santos, fundamentalmente o Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), por forma a aumentar e melhorar a qualidade de ensino na cidade da Caála em constante crescimento.
 
A realização da feira de exposição de produtos locais, desporto em diversas modalidades, planos de espectáculo de rua, gala de confraternização, eleição da miss garota do município da Caála, "caldo Caála" preenche o programa das festividades alusivas aos 42 anos de existência como cidade.
in ANGOP de 11.07.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário