segunda-feira, 2 de julho de 2012

Governador defende formação de jovens para desenvolvimento sustentável do país

Fernando Faustino Muteka, Governador do Huambo

O governador da província do Huambo, Fernando Faustino Muteka, defendeu neste sábado, na comuna do Cuima, a necessidade da formação dos jovens angolanos para contribuírem no desenvolvimento de Angola, por forma haver um bom enquadramento social e económico do país.
O país necessita de quadros angolanos para o desenvolvimento, para enquadrar os técnicos vindos do exterior de acordo com a cooperação que o governo tem, por forma a permitir que haja o cumprimento do programa do Executivo liderado pelo Presidente da República, desde a recuperação dos caminhos-de-ferro e outras infra-estruturas que estão a contribuir para o bem-estar dos filhos desta pátria”, destacou.
Esta posição do governador da província do Huambo foi expressa durante o acto do lançamento da primeira pedra e consignação da reabilitação do magistério primário Teófilo Duarte (município da Caála), vocacionado na formação de professores do primeiro ciclo, que paralisou a sua actividade desde 1979, por motivo do conflito armado.
Faustino Muteka realçou que, o momento é de formar os nossos filhos para que sejam bons quadros nas especialidades de electricidade, alvenaria, mecânica-auto, marcenaria, serralharia, de um bom contabilista.
 Frisou que o governo traçou como estratégia recuperar as infra-estruturas destruidas para que o ensino primário seja levado com “seriedade” e uma aprendizagem que favoreça dentro do desenvolvimento do aluno e mostrar nos outros ciclos de
escolaridade.
O Magistério Primário Teófilo Duarte com capacidade de albergar mais de 600 pessoas vai formar professores do ensino primário, a exemplo da recuperação das infra-estruturas do “Ferras Bomboco” afecto a comunidade das irmãs São José de Cluny, da missão de Babayera, o arranque das escolas da escola de professores de Londuimbali, para suprir a insuficiência de docentes que vão actuar no meio rural”, explicou.
O governador da província do Huambo, Fernando Faustino Muteka, assegurou que esta iniciativa visa acabar com os casos de abandonos dos professores colocados no meio rural vindo das cidades, por formas que as crianças fiquem sem o ensino de aprendizagem e sem estudar principalmente no campo.
O governante destacou que, está igualmente em curso o processo para que não haja estrangulamento no sistema normal de ensino, com a construção em todos os municípios de unidades escolares com 26 salas de aulas, laboratórios para que os jovens que transitam para outras classes, tenham continuidade da sua formação até ao ensino Superior.
Fernando Muteka destacou que, o Executivo liderado pelo presidente José Eduardo dos Santos, está claro quesem quadros formados nenhum país fica independente, porque os estrangeiros não podem fazer tudo, o que exige a formação dos quadros angolanos para assegurar o futuro do país, com o aumento dos cursos nos próximos tempos".
A reabilitação da primeira fase das infra-estruturas do Magistério Primário Teófilo Duarte da comuna do Cuima (município da Caála), terão a duração de seis meses e orçadas em mais de 427 milhões e 524 mil kwanzas e vão comportar 11 salas de aulas, para albergar mais de 600 alunos e dormitórios para albergar igual número de internados.
in ANGOP de 02.07.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário