sexta-feira, 13 de julho de 2012

População de Lunje ganha centro de saúde



A população da comuna de Lunje, município de Bailundo, 110 quilómetros a Norte da cidade do Huambo, ganhou hoje um centro de saúde, inaugurado pelo governador da província, Fernando Faustino Muteka.

O centro foi inaugurado no quadro dos festejos dos 110 anos desde ascensão do Bailundo à categoria de vila, a assinalar-se a 16 deste mês.

A infra-estrutura, construída no âmbito do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza (PMIDRCP), comporta uma sala de espera, consultório de clínica geral, um laboratório, uma farmácia, uma varanda, três salas, sendo uma para pré-natal, pré-parto e parto, outra de puericultura e três salas de internamentos, cuja capacidade não foi revelada.

Com o objectivo de melhorar o atendimento sanitário de cerca de 54 mil habitantes que vivem na comuna de Lunge e das aldeias vizinhas, a infra-estrutura ficou orçada em mais de 36 milhões e 382 mil kwanzas.

No quando das festividades dos 110 anos de existência da vila municipal de Bailundo, o governador da província do Huambo, Fernando Faustino Muteka, orientou igualmente o acto de inauguração de uma residência para técnicos de saúde colocados no posto de saúde do sector de Mote-Belo.

A infra-estrutura construída num período de quatro meses orçou ao Estado, através do PMIDCRP, mais 18 milhões de kwanzas.

Possui quatro dormitórios, duas salas, uma varanda e três casas de banho.

Com a inauguração do centro de saúde na comuna de Lunge, o município de Bailundo, localizado a 75 quilómetros a Norte da cidade do Huambo, passa a contar actualmente com 23 unidades sanitárias, sendo um hospital municipal com capacidade de internamento para 120 camas, um centro materno-infantil (80 camas), quatro centros e 17 postos de saúde.

O funcionamento é assegurado por 508 funcionários, entre técnicos de enfermagens, médicos e técnicos administrativos.

O município de Bailundo tem uma extensão de sete mil e 65 quilómetros quadrados e uma população estimada em 237 mil habitantes, distribuídos em 70 povoações comerciais e 568 bairros e aldeias que compreendem as suas cinco comunas: Henque, Lunje, Bimbe, Luvemba e vila municipal.
in ANGOP de 13.07.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário