De acordo com o supervisor local do programa de luta e controlo da lepra, Haldane Cacumba, em comparação a idêntico período do ano anterior houve um aumento de oito novos casos.
Informou que o município do Mungo, cuja vila dista a 135 quilómetros a norte da cidade do Huambo, é o mais endémico entre os 11 da província.
Visando estancar a propagação da lepra e combater o estigma, Haldane Cacumba defendeu a necessidade do tratamento desta epidemia ser incluído nos cuidados primários de saúde pública.
Deu a conhecer também que entre Janeiro e Março deste ano foram curados 41 pessoas e lamentou o facto de três leprosos terem abandonado o tratamento.
A lepra é uma doença infecciosa causada pela bactéria mycobacterium leprae, também conhecida como bacilo-de-hansen, que afecta os nervos e a pele, provocando danos severos.
É uma doença contagiosa que passa de uma pessoa doente que não esteja em tratamento para outra. Demora de dois a cinco anos, em geral, para aparecerem os primeiros sintomas. O seu tratamento dura 12 meses ininterruptos.
in ANGOP de 04.07.2012
Sem comentários:
Enviar um comentário