sexta-feira, 13 de julho de 2012

Recomendada definição de novos critérios de planificação de projectos de água e saneamento

Os participantes no seminário sobreabastecimento de água e saneamento rural”  realizado nesta quarta-feira, na cidade do Huambo, recomendaram, no final dos seus trabalhos, a definição de novos critérios de selecção e planificação de projectos de água e saneamento rural, para fazer se face as necessidades das comunidades.
 
No comunicado final do evento, que contou com a participação responsáveis e técnicos das direcções províncias de energia e água do Uíge, Lunda Sul, Huíla e Huambo e convidados, se recomenda também a definição de normas e técnicas claras para a contratação de empreiteiros e empresas de fiscalização, para assegurar a qualidade final dos projectos.
 
De acordo com a nota, os participantes defendem igualmente a necessidade de dar maior atenção na escolha de tecnologias apropriadas para os projectos de água e saneamento rural, assim como a necessidade da integração das acções de água e saneamento rural.
 
Defenderam a necessidade da criação de uma instituição reguladora independente e com representação dos consumidores com, entre outras, funções de fiscalizar, definir níveis de qualidade e tarifas e equidade no acesso.
 
A definição de zona rural e urbano em termo de abastecimento de água e saneamento, sublinha, deve estar relacionado com o tamanho da população, densidade, nível e tipo de serviços.
 
Promovido pela direcção nacional de abastecimento de água e saneamento, o seminário teve como objectivo identificar as lições aprendidas durante a execução das diferentes intervenções no sector de abastecimento de água rural e gerar recomendações para a transição da fase posterior das actividades de forma eficaz e eficiente.
 
A acção formativa esteve enquadrada no projecto de consultoria para o desenvolvimento do programa nacional de água e saneamento rural do Ministério de Energia e Água.
in ANGOP de 13.07.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário