quinta-feira, 12 de julho de 2012

Inaugurações de infra-estrutura marcam festejos dos 110 anos do Bailundo

A inauguração nesta quinta-feira da residência dos enfermeiros na localidade do Monte-Belo, bem como do centro de saúde na comuna do Lonje, com o propósito de melhorar assistência médica e medicamentosa das populações vão marcar os festejos dos 110 anos desde ascensão da vila municipal do Bailundo à categoria de vila, assinalar-se a 16 deste mês.

Em nota de imprensa, a administração do município do Bailundo revela que será igualmente aberto oficialmente o programa de distribuição de parcela de terrenos por ocasião do programa de auto-construçao dirigida, direccionado principalmente para a juventude.

De acordo com a nota, o programa comemorativo dos 110 anos de existência da vila, localizada a 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, inclui, além do acto central, uma palestra subordinada ao tema "Bailundo e traços do desenvolvimento" e debate radiofónico sobre o Bailundo e os traços do desenvolvimento.

Acrescenta a realização de um espectáculo músico-cultural, bem como de uma gala para eleição da Miss Bailundo edição2012, a realizar-se neste sábado no Clube Recreativo.

O acto de abertura comemorativo aos 110 anos de existência da vila do Bailundo, sede do município com o mesmo nome, aconteceu sábado último com a realização de um culto ecuménico, bem como da exposição de uma feira agro-pecuária com produtos produzidos na região.

O Bailundo ascendeu à categoria da vila aos 16 de Julho de 1902 através do decreto-lei nº 54 do Boletim Oficial nº1. Fundado pelo português Teixeira da Silva.

O município do Bailundo, conhecido por terra dos reis Ekuikui e Katiavala, possui uma extensão de sete mil e 65 quilómetros quadrados e uma população estimada em 237 mil habitantes, distribuídos em 70 povoações comerciais e 568 bairros e aldeias que compreendem as suas cinco comunas Henque, Lunje, Bimbe, Luvemba e vila municipal.
in ANGOP de 12.07.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário