quarta-feira, 11 de julho de 2012

Programa de combate à pobreza permite aumento de infra-estruturas sociais no Longonjo

A implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural de Combate à Pobreza está a permitir o amento de infra-estruturas nos sectores da educação e saúde no município do Longonjo, a cerca de 64 quilómetros a oeste da cidade do Huambo.
 
Em declarações o administrador municipal, António Caviendi, revelou que no sector da educação controla actualmente 17 salas de aulas ao nível do município, onde são ministrados os conhecimentos ao universo de 19 mil e 58 alunos matriculados na presente época escolar.
 
De acordo com a fonte, está em curso a construção de duas escolas com seis salas cada nos bairros periféricos de Camaco e Emanha, que vão albergar mais de 500 crianças que estudavas em lugares impróprios e por iniciativa das comunidades foram construídas este ano 14 escolas comunitárias, tendo, a administração disponibilizado chapas para a cobertura das mesmas.
 
António Caviendi referiu que no quadro do melhoramento da qualidade de ensino, os directores de escolas e professores têm merecido formação para o aumento da agregação pedagógica, para melhor transmitirem os conhecimentos aos alunos na presente época de escolar.
 
O Governo está empenhado em aumentar as infra-estruturas no sector da educação. Este processo permitiu integrar este ano no sistema normal de ensino mais de 4 mil e 300 crianças em toda extensão do município do Longonjo e acreditamos que até ao próximo ano a cifra de petizes fora do sistema de ensino vai baixar de forma considerável", sublinhou.
 
No domínio da saúde, António Caviendi assegurou que o Governo está a trabalhar no sentido de reduzir a distâncias para as populações terem acesso a assistência médica e medicamentosa, numa acção que visa diminuir o índice de mortalidade na sua área de jurisdição.
 
Nesta altura, está em funcionamento os postos de saúde das comunas de Chilata, Catabola, do Bongo, Sachingongo, Cacucu, Calenga Jolo, Bungue e os centros hospitalares do Lepi, de Cambinda e o hospital municipal, que tem proporcionado assistência médica e medicamentosa a um universo dos mais de 64 mil habitantes daquela circunscrição.
 
António Cavendi acrescentou que no quadro da implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural de Combate à Pobreza, o Governo está a trabalhar no sentido de aproximar junto das populações os serviços de saúde, com o aumento de infra-estruturas e abastecimento pontual de medicamentos as respectivas unidades sanitárias.
in ANGOP de 11.07.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário