terça-feira, 14 de agosto de 2012

Brigadistas de segurança e extinção de incêndios terminam formação


Um grupo de dezoito brigadistas de segurança, protecção e extinção de incêndios, de empresas estatais e privadas, terminaram, na cidade do Huambo, “com êxito”, o sétimo curso promovido pela direcção provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.
 
Duração 15 dias, os participantes aprimoraram conhecimentos em matérias de química de combustão, prevenção de incêndios, práticas de extinção de incêndios e noções de socorrismos, numa acção que visa diminuir o índice de incêndios nos locais de trabalho nesta região.
 
O acto de encerramento foi orientado pelo comandante provincial dos bombeiros, João Ricardo Tchissengue, que na sua intervenção disse que “a brigada de incêndio deve actuar na prevenção e combate ao incêndio e deve estar apta a prestar os primeiros socorros às vítimas”.
 
Os brigadistas, disse, devem ser pessoas de uma comunidade ou empresa, com boa saúde, condição física e que conheçam a sua área de jurisdição e/ou as instalações onde trabalham, assim como devem ser treinados para serem capazes de identificar situações de emergência, accionar alarme, o corpo de bombeiros e cortar energia, quando necessário, destacou.
 
Para o responsável, as normas determinam que as empresas devem ter planos contra incêndios, saídas de emergência, extintores e outros equipamentos de protecção, por forma a se baixar o índice de incêndios nas instituições, quer privadas, quer do Estado.
 
É do nosso conhecimento que alguns detentores de empresas (privados, colectivas e individuais), menos esclarecidos, não têm dado valor a este tipo de formação, correndo grave risco de algum dia perder o muito ou pouco que conseguem, muitas das vezes com enormes sacrifícios”, recordou.
 
Na sua intervenção, João Ricardo Thissengue apelou às empresas no sentido de fazerem uma introspecção sobre tal comportamento pois que nos seus locais de serviço funcionam pessoais que merecem protecção do Estado angolano”, destacou.
 
O sétimo curso de segurança, protecção e extinção contra incêndios contou com a participação de brigadistas das empresas CEFA, Anges lda, Riyangol lda e Atlagrups lda, e dos bancos Nacional de Angola (BNA) e  Internacional de Crédito (BIC), que vão contribuir para a prevenção dos incêndios das suas instituições.
in ANGOP de 14.08.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário