segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Sector da agricultura regista aumento significativo da produção agro-pecuária


O sector da agricultura na província do Huambo registou nos últimos quatro anos um aumento significativo da produção agro-pecuária, tendo em conta a assistência prestada aos agricultores e camponeses através dos diversos programas do governo.

Em declarações hoje à imprensa, o director provincial da agricultura, desenvolvimento, rural e pescas no Huambo,  Emitério Orlando Tiago, informou que tal aumento resulta fundamentalmente da implementação dos programas agrícolas, que visam apoiar os camponeses e agricultores para estimular a produção e combater a fome e a pobreza.

A título de exemplo, o responsável fez saber que o crédito agrícola de campanha implementado pelo governo desde 2010 até ao momento já beneficiou a nível da província do Huambo oito mil famílias.

Estas famílias, segundo a fonte, receberam através dos créditos agrícolas disponibilizados pelos Banco Africano de Investimento, Poupança e Crédito, Comercial e Indústria e Sol, dois mil milhões de kwanzas.

O impacto dos programas do governo tais como municipais integrados de combate a pobreza, crédito agrícola de campanha e intervenção de vários sectores no que tange a correcção de solos através de aplicação de calcário permitiu melhorar o nível sócio-económico das populações através dos aumento da produção, e consequentemente dos rendimentos”, sublinhou.
  
Para o efectivo pecuário, informou, a nível da província as campanhas de vacinação tem permitido reduzir mortes de animais caprinos e bovinos, contribuído significativamente no acréscimo da renda das famílias camponês e agricultoras das comunidades rurais.

Fruto destes rendimentos, reconheceu, hoje se verifica melhoria das condições de vida das comunidades com realce na construção das suas residências, para acolher condignamente os membros das suas famílias, o contrário dos anos anteriores em que viviam na sua maioria em condições precárias.

Actualmente os camponeses e agricultores principalmente jovens possuem transporte para evacuarem os produtos dos campos para as cidades, bem como para a aquisição dos inputs agrícolas.

Nos últimos quatro anos fomos privilegiando a assistência técnica aos camponeses e agricultores e a organização comunitária agrupando as pessoas em cooperativa e associações para melhor serem informados e terem acesso aos diferentes programas do governo em prol do benefício dos mesmos”, disse.
in ANGOP de 20.08.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário