sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Idosos desfavorecidos com melhores condições de acolhimento


Os idosos desfavorecidos da província do Huambo contam desde quarta-feira com melhores condições de acolhimento, a mercê da inauguração de um moderno lar para a 3ª idade, localizado no bairro Casseque, arredores da cidade capital desta região.
 
Denominado Ongundji Yomwenho, que na língua nacional umbundo significa Pilar da Vida, a infra-estrutura tem capacidade para acomodar 156 idosos e foi inaugurada pelo Ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
 
Construído numa área de 22.395 metros quadrados, o novo lar, cujas obras tiveram início em 2008, comporta dormitórios, área administrativa, enfermaria, refeitórios, lavandarias e uma zona de lazer com piscina.
 
O Ministro João Baptista Kussumua disse, na ocasião, que a construção deste lar tem como objectivo garantir a assistência, cuidados e bem-estar aos idosos desta província.
 
Queremos que encontrem neste lugar melhores momentos de descanso, lazer e maior dignidade, visto que desempenham um papel muito importante neste país. Vamos, assim, assegurar as várias necessidades dos idosos vulneráveis e abandonados sem suporte familiar em risco de isolamento, vítimas de negligência e abuso a violência doméstica”, assegurou.
 
Disse ser por está razão que o Executivo angolano, dirigido pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, está e continua a investir na melhoria das questões sociais.
 
 
João Baptista Kussumua garantiu que o lar da 3ª idade Ongundji Yomwenho tem condições dignas de acomodação dos utentes e pessoal especializado para prestar assistência adequada aos mesmos.
 
Apelou os beneficiários a preservarem a infra-estrutura que custou aos cofres do estado angolano, para a sua edificação, um bilhão e 500 milhões de Kwanzas no âmbito do programa de investimentos públicos.
in ANGOP de 24.08.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário