sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Eleições são elemento-chave do processo democrático


O secretário-geral da União dos Sindicatos do Huambo, Adriano dos Santos, disse quinta-feira, nesta cidade, que a realização de eleições periódicas gerais, livres e secretas é um elemento-chave do processo democrático.
 
Discursando no seminário sobre "os sindicatos e as eleições", o sindicalista explicou que na prática as eleições são o mecanismo através do qual o povo legitima o exercício do poder legislativo, escolhendo o partido político que vai governar o país por um tempo determinado.
 
Neste processo, os sindicatos, como parte da sociedade civil organizada, têm um papel importante a desempenhar e que se circunscreve na mobilização e sensibilização dos trabalhadores para exercerem o seu direito de cidadania, com a sua participação no voto secreto e consciente.
 
"Para nós trabalhadores angolanos, bem como a população deste país, o que almejamos nas eleições gerais é o fortalecimento dos elementos que garantem a coesão do todo nacional, ou seja a consolidação da paz e da unidade entre angolanos, bem como o desenvolvimento económico e social e o progresso do país em todas as vertentes", mencionou.
 
Adiantou que estes princípios são imprescindíveis para o bem-estar social dos trabalhadores, como produtores de riqueza.
 
O responsável da união dos Sindicatos do Huambo fez saber que os trabalhadores precisam também de consolidar o regime democrático, pois é preciso que estes percebam e sintam que os partidos políticos têm uma vida democrática interna em que eles podem participar nos termos dos estatutos e programas.
 
"Com este seminário, a união dos sindicatos do Huambo está a divulgar a mensagem do sentimento de pertença do bem comum e chamar a atenção a uma consciência nacional que é decisiva para assegurar a coesão do Estado, estabilidade politico institucional e o compromisso necessário à criação das condições de desenvolvimento do país", advogou.
 
Durante o evento, que termina esta tarde, será apresentado os temas "as eleições gerais num Estado democrático de direito", "as políticas de desenvolvimento socio-económico" e "os sindicatos e as eleições gerais".
in ANGOP de 17.08.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário