quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Aeroporto do Gove alternativo ao Huambo


A Comuna do Gove, Caála, conta desde ontem com um aeroporto que serve de alternativa ao aeroporto Albano Machado na cidade do Huambo e obedece aos padrões internacionais.

O novo aeroporto foi inaugurado pelo ministro dos Transportes, Augusto Tomás:a construção do novo aeroporto enquadra-se na estratégia do Executivo de levar o desenvolvimento às populações que vivem fora do perímetro urbano”.

Com capacidade para receber aviões de médio porte do tipo Foker F27, Embraer e cargueiros Hercules C-130, o aeroporto do Gove tem uma pista de 1600 metros de comprimento e 30 de largura, e uma aerogare para o movimento de passageiros, além de uma área administrativa.
Ainda ontem, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, inaugurou duas estações eléctricas, uma no município do Huambo e outra no município da Caála.

As estações, localizadas nos bairros Benfica, Casseque e Cáala, custaram aos cofres do Estado mais de 800 milhões de kwanzas e proporcionaram empregos directos a mais de mil jovens, que estão a receber formação para assegurarem o funcionamento técnico das estações. O ministro João Baptista Borges disse ao Jornal de Angola, que as estações já em funcionamento vão fornecer, numa primeira fase, energia para mais de 30 mil clientes, fomentar as actividades industriais, agrícolas e económicas na região do Planalto Central.

Estas estações vão futuramente transportar energia eléctrica para os outros municípios da província do Huambo e também à vizinha província do Bié, além de proporcionarem emprego e desenvolvimento à região do Planalto Central”, disse. Em Julho, a barragem do Gove começou  a fornecer energia eléctrica às províncias do Huambo e do Bié. Além de fornecer energia eléctrica, a Barragem do Gove torna-se um importante pólo de atracção turística.
in Jornal de Angola de 23.08.2012






Sem comentários:

Enviar um comentário