quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Abel Chivukuvuku, CASA-CE


Abel Chivukuvuku, CASA-CE

Biografia

O deputado Abel Epalanga Chivukuvuku, antigo conselheiro político de Jonas Savimbi, líder histórico da UNITA, é o presidente do novo partido da oposição, a Convergência Ampla de Salvação em Angola, CASA-CE.

Chivukuvuku ocupou durante mais de 30 anos posições de destaque na UNITA, nasceu a 11 de Novembro de 1957, na localidade de Luvemba, município do Bailundo, província do Huambo (planalto central) e é filho de Pedro Sanjando Chivukuvuku e de Margarida Chilombo Chivukuvuku.

Em 1975, frequentou o ensino secundário no Liceu Norton de Matos, no Huambo, formou-se em telecomunicações militares e serviços de inteligência militar na Alemanha, em 1986, e em 1988 frequentou o curso de língua inglesa na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Licenciou-se, em 2001, em Relações Internacionais na África do Sul, onde se especializou em Administração do Desenvolvimento e Comunicação.

Em 1992, foi designado secretário das Relações Externas da UNITA e mandatário eleitoral da lista de candidatos deste partido às legislativas e da candidatura de Jonas Savimbi às presidenciais, cuja primeira volta realizou-se em simultâneo.

Entre 1995-96, foi assistente político permanente de Jonas Savimbi, tendo sido nomeado como enviado especial do presidente da UNITA, junto do chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.

Em 2002, foi secretário para os assuntos parlamentares e director da candidatura de Isaías Samakuva à presidência da UNITA, no último congresso realizado em 2003, onde foi eleito para o cargo de secretário para os assuntos constitucionais e eleitorais.

Em 2010, insatisfeito com a postura da UNITA e do seu novo presidente, demitiu-se como membro deste partido e fundou, em Março de 2012, um novo movimento, a Convergência Ampla de Salvação em Angola, CASA-CE.
in SAPO notícias Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário