O escritor Jucas Isaías dos Santos disse domingo, na cidade do Huambo, que o exercício do voto é uma vitória da juventude, da cidadania e dos angolanos no campo político-partidário.
Dissertando o tema "a juventude e as eleições", durante um debate promovido pelo secretariado local da Brigada Jovem de Literatura, Jucas dos Santos considerou que os jovens são decisivos no processo democrático do país.
O escritor espera que no próximo dia 31, data do pleito, os eleitores exerçam o seu direito de voto, escolhendo o partido ou coligação cujo programa de governo responda aos desígnios do povo.
"O exercício do voto é uma clara e inequívoca manifestação da necessidade de serem cidadãos pró-activos, contribuindo no processo que se prefere dinâmico, através do direito de sufrágio enquadrado no âmbito dos direitos e deveres fundamentais dos cidadãos", disse.
O também jurista realçou que o exercício do voto é apanágio de patriotismo, como refere a Constituição angolana no seu artigo 54, sendo, por isso, um acto pessoal e intransmissível.
Apelou os jovens a votarem com seriedade, consciência e lucidez, cientes de que é um compromisso com as futuras gerações.
"O momento que se avizinha não combina com omissões individuais, o voto é sinal de entusiasmo, visão e alegria da convicção de cada jovem que resulta das experiências vividas, das pretensões, anseios, enquanto cidadão angolano. É um compromisso com a Nação e também a tomada de consciência do que está em causa", explicou.
Considerou fundamental que a juventude se mobilize cada vez mais, para que às assembleias de voto registem um número significativo de eleitores.
in ANGOP de 28.08.2012
Sem comentários:
Enviar um comentário