segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Homenageado 'general' da música popular do Planalto Central


O músico António VenâncioViñi Viñi”, falecido a 5 de Agosto de 2007 por doença, na República da Cuba, foi homenageado sábado a noite, nesta cidade, pelo Ministério da Cultura, pelos seus notáveis feitos no desenvolvimento e expansão da música popular desta região.

Conhecido como
"general" e um dos pioneiros da música no Planalto Central, o homenageado nasceu a 14 de Fevereiro de 1959 na localidade de Sojamba, município do Mungo, a aproximadamente 150 quilómetros da cidade do Huambo.

A trajectória artística de Viñi Viñi começou a ser conhecida em 1980, quando foi indicado ao cargo de director da caravana cultural em apoio ao primeiro congresso da JMPLA na província do Bié.

Um ano depois, em 1981, representou o município do Mungo no festival provincial do trabalhador, tendo, neste mesmo ano, integrado o agrupamento Sagrada Esperança da quarta região Militar Huambo.

De 1982 a 1985 participou em vários festivais, entre os quais o primeiro festival provincial da canção política, o 2º festival nacional da canção e o 1º festival nacional do trabalhador.

No ano de 1984 Viñi Viñi lançou a celebre música intitulada a "morte de um herói", para quatro anos depois, em 1989, vir a representar a província do Huambo no Festival Nacional Cultural (Fenacult).

Lançou a sua primeira obra discográfica em 2001 com o título
Trititi”, a segunda em 2002 intituladaPakisie a terceira intituladaTrititi renovado”, em 2004, todas elas patrocinadas pelo grupo empresarial Valentim Amões. Participou com dois temas na obra discográfica do projecto localVozes do Planalto”.

A esposa de António Venâncio Viñi Viñi recebeu da ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, um diploma de mérito e um cheque no valor de um milhão de kwanzas.

Em sua homenagem, a 20ª edição do concurso de música popular angolana, mais conhecido por Variante, foi aberto com duas músicas suas interpretadas pelo músico João Afonso, contemporâneo e colega de carreira, e Lili Vasconcelos, uma promissora voz do Huambo.
in ANGOP de 05.11.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário