segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Uhayele apresenta resultados da mobilização realizada na comuna do Lunge


A coordenadora do projecto Uhayele na comuna do Lunge, Kátia Amorim, considerou, na vila municipal do Bailundo (75 quilómetros a norte da cidade do Huambo), positivo os resultados alcançados durante a grande mobilização realizada a 25 de Outubro na aldeia de Tinguita, para uma atenção especial à protecção da saúde materno-infantil.  
 
Explicou que a equipa do projecto realizou, com o objectivo de prevenir doenças, proteger e promover a saúde nas comunidades, palestra sobre saneamento adequado do meio e higiene, com utilização de uma maquete da aldeia para demonstração prática das informações e orientações.  
 
Foram ainda realizadas palestras para prevenção da malária e uso adequado do mosquiteiro, pontuando maior risco para incidência do paludismo neste período chuvoso, sobre o aleitamento exclusivo, bem como sobre a alimentação complementar, com orientações para utilização dos alimentos produzidos nas próprias lavras para alimentação adequada das famílias e sua importância no combate à desnutrição.  
 
Kátia Amorim informou que durante a grande mobilização na comuna do Lunge, a 35 quilómetros da vila do Bailundo e a 110 da cidade do Huambo, o projecto Uhayele também realizou uma oficina prática de preparo do soro caseiro e sua utilização de forma adequada no tratamento da diarreia e desidratação.  
 
A equipa do projecto levou também a vacinação para contemplar as crianças menores de 1 ano, com o objectivo de incentivar a actualização do esquema vacinal das mesmas.  
 
A coordenadora do Uhayele no Lunge explicou que esta acção, de levar a vacinação até as aldeias, é uma estratégia do projecto para estimular as famílias a cumprir todo o esquema vacinal de rotina em menores de 1 ano, factor que aumenta a imunidade contra as doenças e auxilia na diminuição da morbi-mortalidade infantil.  
 
"Em parceria com o projecto, um profissional do Centro de Saúde da comuna apoiou o evento na atenção à saúde da mulher. Foram oferecidos cuidados básicos às gestantes, entre os quais a aferição de tensão arterial, teste rápido da malária, vacinação contra o tétano e informações sobre a importância do controlo pré-natal durante a gestação", mencionou.  
 
Kátia Amorim deu a conhecer que durante a actividade foram distribuídas gratuitamente 114 redes mosquiteiras tratadas com insecticida de longa duração, ao passo que diversas crianças receberam orientação sobre a higiene bucal.  
 
Lembrou que esta grande mobilização está planeada para acontecer uma vez por mês, em diferentes aldeias da comuna do Lunge. O projecto Uhayele é um programa do governo da província do Huambo, através da direcção provincial de saúde, e é executado pela Amosmid (empresa privada de gestão em saúde).
in ANGOP de 05.11.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário