sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Vencedores do Prémio Nacional de Cultura e Artes já são conhecidos


São já conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Cultura e Artes/2012. Segundo o relatório final do júri deste concurso, lido pelo seu presidente Zavoni Ntondo, o prémio para a categoria de música coube a Eduardo Paim, artista com 33 anos de carreira, que constitui um representante activo da música e  considerado o precursor do ritmo kizomba.
Na disciplina de literatura, atribuiu-se o prémio a José Mena Abrantes, que dedicou parte da sua vida à produção de textos dramáticos, modalidade literária raramente cultivada em Angola e pouco conhecida enquanto tal. 

Já com a obra Angola-Portugal, Representações de si e de Outrem ou Jogo Equivoco das Identidades”, Arlindo do Carmo Pires Barbeitos venceu a disciplina de investigação em ciências humanas e sociais.

Nas artes plásticas, o prémio coube a Kiluanji Kia Henda, pelo conjunto da sua obra e, dada a sua internacionalização, pelas exposições fotográficas no contexto da arte contemporânea. 

O grupo teatral Henrique Artes é o vencedor na disciplina de teatro, pelo conjunto da sua obra, bem como por se tornar uma marca de incontornável referência do teatro angolano, com uma componente de regularidade cénica, exibindo uma produção com padrões internacionais. Hotel Comarca”, uma das suas peças de referência, mostra de modo vivo e envolvente sonhos e frustrações de um grupo de reclusos.

Na disciplina de cinema e audiovisuais, o júri atribuiu o prémio ao realizador Alberto Botelho, pelo conjunto das suas obras, desdeEncurralada”, “O Amor de MarianaeOs Emplastros”, sendo esta última uma comédia social de redenção, amor e conflitos familiares, que se transformam, de forma natural, em momentos hilariantes, protagonizados por cinco velhos traquinos, amigos e viúvos.    

O grupo tradicionalOmbembwa”, da província do Cunene, venceu a categoria de dança, pelo conjunto da sua obra e por ser, entre outros aspectos, o fiel depositário das tradições da escola de iniciação masculina denominadaMukoka”, entre os povos Nhaneka Humbi, onde a dança Jando apresenta-se como a principal arte identitária da instituição Mukoka. 

Todos os vencedores do Prémio Nacional de Cultura e Artes terão direito ao valor equivalente em kwanzas a três milhões e quinhentos, um diploma e uma estatueta. 
in TPA de 02.11.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário