terça-feira, 8 de outubro de 2013

Artistas plásticos comemoram aniversário


A União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) comemora amanhã o seu 38º aniversário com a inauguração de duas exposições em Benguela e no Huambo, com obras de criadores locais.

O secretário-geral da UNAP, António Tomás Ana “Etona”, disse que a iniciativa, destinada a divulgar e promover os trabalhos dos seus membros, tem o apoio das associações de Artistas Plásticos de Benguela e do Huambo. 

A actividade vai permitir a troca de experiências entre os artistas das duas províncias e de Luanda. Para isso, duas delegações compostas por membros da direcção da instituição deslocam-se às cidades de Benguela e Huambo para assistirem à inauguração das exposições. 


No âmbito das comemorações de mais um aniversário, a UNAP vai assinar, nos próximos dias, um acordo de cooperação com a Associação dos Artistas Plásticos de Nova Jersey, Estados Unidos, no sentido de os artistas angolanos e norte-americanos poderem trocar experiências no domínio das artes. 


Etona sublinhou que a UNAP tem falta de quadros administrativos e os associados vão aproveitar esta ocasião para reflectirem sobre o futuro da instituição.

A UNAP, disse, tem de ser uma estrutura organizada e com técnicos qualificados, para administrar e divulgar as obras de arte dos artistas, e criar condições de trabalho para que estes possam realizar regularmente as suas actividades. 


Só vai ser possível levar a cabo essas tarefas se a UNAP estiver organizada internamente”.

Etona anunciou que a UNAP vai homenagear o artista plástico Vitex, por ser um dos grandes promotores da instituição, e está ainda prevista a criação do “Espaço Museu”, onde vão estar registados todos os membros da UNAP. Este espaço vai também proporcionar momentos de lazer e cultura em diversas áreas, dispondo de oitos salas de exposição abertas aos membros e não membros da instituição.

in Jornal de Angola de 08.10.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário