quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Bloco operatório da Missão do Chilume entra em funcionamento em Fevereiro


Hospital da Missão de Chilume

O Hospital da Missão Evangélica do Chilume, município do Bailundo, 75 quilómetros da cidade do Huambo, vai a partir do mês de Fevereiro passar a realizar cirurgias, com a entrada em funcionamento do seu bloco operatório.

A informação foi avançada esta terça-feira à imprensa pelo director da unidade hospitalar, Evaristo Paulino Chissende, tendo realçado que a montagem do bloco operatório visa reduzir a evacuação de doentes ao hospital geral da província.


"Temos tido muitos problemas devido a falta de um bloco operatório, sobretudo quando temos necessidade de submeter as gestantes a uma operação", frisou.

Evaristo Chissende anunciou estar também em perspectiva a construção de uma morgue, de um armazém para conservação de produtos gastáveis e de outros serviços de apoio hospitalar.

O hospital do Chilume, com capacidade para internar 80 doentes, foi reinaugurado a 28 de Agosto de 2011 pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa. As obras custaram aos cofres do Estado 57 milhões, 818 mil, 980 Kwanzas e 57 cêntimos.

A unidade presta serviços médicos e medicamentosos nas áreas de pediatria, maternidade, medicina geral, laboratórios de análises clínicas, serviços farmacêuticos e de cirurgia, berçário e enfermarias.

A Missão Evangélica do Chilume, três quilómetros a sul da vila municipal do Bailundo, foi fundada aos 26 de Março de 1881 pelos missionários norte-americanos Baster, Miller e Sander. Possui 31 pastorados e uma população evangélica estimada em 70 mil e 946 membros.

in ANGOP de 25.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário