terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Destacada importância do saneamento básico na preservação do bem-estar social



A importância do saneamento básico na preservação do bem-estar social das comunidades e na protecção da vida no planeta foi destacado hoje, terça-feira, nesta cidade, pelo director provincial das Obras Públicas no Huambo, Adolfo Morguier.

Ao discursar no I workshop sobre o saneamento básico sob o lema
Garantir o saneamento é melhorar a qualidade de vidainserido no dia nacional do ambiente, que hoje se assinala, Adolfo Morguier afirmou que o saneamento constitui igualmente o elo fundamental para a protecção da vida animal.

Acrescentou que acções e projectos desenvolvidas no saneamento oferecem uma resposta imediata nos índices de saúde pública da população e nos indicadores de poluição ambiental do planeta terra.

Para o responsável, a falta de saneamento numa determinada comunidade provoca diversos problemas e consequências graves para as famílias, sobretudo quando se trata da falta de canalização de produtos de esgotos.


O saneamento também tem reflexo nas condições ambientais, pós os produtos não tratados do esgoto são lançados directamente em poços de água, provocando a poluição. Dai que o lixo que não é recolhido e posteriormente colocado num local não apropriado acaba por poluir os solos”, salientou.

Adolfo Morguier sugeriu a necessidade de haver formação e capacitação constante dos profissionais de vigilância ambiental, com vista ao desenvolvimento dos projectos relacionados ao saneamento do meio ambiente.

Numa iniciativa da direcção provincial do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente do Huambo, o evento junta 100 pessoas, entre ambientalistas e representantes da sociedade civil, que vão abordar temas como o saneamento básico da província e sua importância, importância da água, fontes de captação, tratamento e distribuição.

A importância da construção de latrinas, política nacional do ambiente e a educação ambiental constam igualmente dos temas em abordagem.

in ANGOP de 31.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário