quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Enfermeiros analisam padrões internacionais sobre segurança e medicina do Trabalho



Os enfermeiros e parteiras das províncias do Huambo, Bié e Kuando Kubango participam hoje, nesta cidade, numa formação sob o lema Cuidar dos que Cuidam”, a decorrer de 25 a 26 deste mês, para aprimorar conhecimentos dos padrões internacionais sobre segurança e médica do trabalho.

A acção formativa, promovida pela Rede de Enfermeiros e Parteiras da Região Austral da SADC (SANNAM), em parceria com Associação Nacional dos Enfermeiros de Angola (ANEA), junta técnicos de saúde que cuidam doentes vivendo com Vih/Sida.

Durante o evento, os participantes vão e igualmente abordar advocacia dos trabalhadores de saúde, indemnização por acidentes e doenças profissionais, bem como sistema de monitorização e avaliação, entre outros.

Na cerimónia de abertura do certame, a presidente da Associação Nacional dos Enfermeiros de Angola (ANEA), Adelina Nobre de Melo Nogueira, sublinhou que o seminário visa reduzir o risco de contrair o Vih/Sida no seio dos enfermeiros e parteiras.


O trabalho em saúde impõe aos profissionais uma rotina carregada de alto grau de tensão que envolve toda a equipa exposta a dor, doenças e a morte”, referiu.

Por isso, segundo disse, é fundamental que os técnicos de saúde cuidem deles mesmos, uma vez que a condição humana é frágil, dai que urge a necessidade de requer equilíbrio e constantes cuidados pessoais, sociais e ambientais.

Apelou os enfermeiros e parteiras no sentido de empenharem-se na formação, com vista a obterem êxitos no processo de aprendizagem, para posteriormente transmitirem aos demais.
in ANGOP de 26.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário