quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Director da Cultura enaltece realização de cursos de formação artística


Pedro Nambongue Chissanga

O director da Cultura na província do Huambo, Pedro Nambongue Chissanga, afirmou terça-feira, nesta cidade, que a realização da 2ª edição dos cursos de formação artística em gozo de férias, que decorrem desde o dia 06 do corrente mês, constituem uma oportunidade para a descoberta de novos talentos que vão engrandecer e desenvolver as artes culturais na região.

Em declarações no final da visita que efectuou ao local onde estão a ser ministrados os cursos, o responsável salientou que a iniciativa representa igualmente o ponto de partida para o fomento e expansão das artes.

Mostrou-se satisfeito com as condições disponíveis para facilitar o processo de aprendizagem dos formandos, lembrando que a direcção da cultura, em parceria com a representação da União Nacional dos Artistas e Compositores (Unac), tem desenvolvido um árduo trabalho tendente a criação de uma base de dados de todos os artistas desta província.

Justificou que a criação da base de dados será o primeiro passo da direcção que dirige, antevendo a criação em breve nesta cidade de uma escola de música e de belas artes.

Pedro Chissanga reconheceu que ainda há muito trabalho por ser feito, no sentido de capacitar os agentes culturais desta província, tendo enaltecido a iniciativa da Unac local em promover, pelo 2º ano consecutivo, uma formação dirigida aos artistas.

Participam na acção formativa de nível básico, que encerra na primeira quinzena de Fevereiro, 200 alunos distribuídos nas especialidades de teatro, música, dança, artes plásticas, literatura e língua nacional umbundu.

in ANGOP de 25.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário