segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Governo do Huambo constrói nova estação de tratamento de água


Lucrécio Costa

Uma nova estação de tratamento de água para atender as cidades do Huambo e Caála, com uma capacidade de bombear quatro metros cúbicos por segundo, será construída este ano no rio Cunhogamua, numa iniciativa do ministério de Energia e Águas.

A informação foi divulgada sábado na cidade do Huambo pelo director nacional das águas e saneamento do ministério da Energia e Águas, Lucrécio Costa.

Segundo aquele responsável, as obras de construção da nova estação iniciam no próximo mês de Maio e serão financiadas pelo Banco Mundial.

Lucrécio Costa acrescentou que o projecto prevê a reabilitação e modernização de 45 quilómetros da rede distribuição de água da cidade do Huambo. O que irá permitir fazer 20 mil novas ligações domiciliárias, numa acção que visa melhorar a qualidade do fornecimento de água potável às populações.

Explicou ainda que actualmente 40 porcento da produção de água da cidade do Huambo não chega a ser consumida pelas populações devido ao avançado estado de degradação da rede de distribuição.

Situação que tem obrigado muitos munícipes a recorrer a cacimbas e rios para se abastecerem de água potável.

O director nacional das águas garantiu igualmente que para a província do Huambo está prevista, ainda este ano, a construção de mais 35 pequenos sistemas de abastecimento de água potável nos 11 municípios e comunas que compõem a região.


"Tendo em conta o trabalho que já tem sendo feito, temos a oportunidade de anunciar a conclusão até Fevereiro deste ano do plano director para o abastecimento de água à cidade do Huambo com a construção do sistema de abastecimento multimunicipal, que vai ainda permitir o reforço da distribuição de água para a Caála", assegurou.

De referir que o local (a 17 quilómetros do centro do Huambo) onde será construído a nova captação de água, foi visitado pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, e o governador da província do Huambo, Fernando Faustino Muteka.

in ANGOP de 23.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário