sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Presidente da AN regressou a Luanda depois das exéquias do Rei Ekuikui IV



O Presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), António Paulo Kassoma, regressou na tarde de quinta-feira, à cidade de Luanda, depois participar nas exéquias do deputado e rei do Bailundo, Augusto Cachitiopolo, falecido a 14 de Janeiro do corrente ano, vítima de prolongada doença.

Na mensagem de condolências, o presidente da Assembleia Nacional reconheceu o empenho do deputado na defesa da verdade e justiça do país.

Realçou que o rei enquanto deputado debateu-se com honestidade ao longo das lides parlamentares, particularmente como autoridade tradicional na defesa da verdade.

Para Paulo Kassoma, o soberano deixa um exemplo de resistência tenaz contra o colonialismo português, de amor à pátria, de trabalho e de muita devoção à causa da paz, da unidade e reconciliação nacional, da liberdade e do desenvolvimento do país.

As exéquias fúnebres do rei do Bailundo Ekuikui IV foram presenciadas igualmente pelo ministro da administração e Território, Bornito de Sousa, governador da província do Huambo, Fernando Muteka, deputados das distintas bancadas parlamentares, membros do executivo, entidades religiosas, autoridades tradicionais, familiares e sociedade civil.

Os restos mortais do Rei do Bailundo Ekuikui IV foram transladados no principio da tarde de hoje, para o município do Bailundo, onde serão depositados em câmara ardente no jango do club recreativo, onde será igualmente homenageado pelos membros do secretariado do comité municipal do MPLA, da administração local, representantes de partidos políticos com assento no parlamento.

A urna que contém os restos mortais do rei Augusto Cachitiopololo, serão entregues às 17 horas de hoje, à corte que vai dar sequência à cerimonia tradicional na Ombala Mbalundo, depois da missa de corpo presente na Igreja Católica do município do Bailundo.

No aeroporto, o presidente da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma, recebeu cumprimentos de boas vindas do primeiro vice-presidente daquele órgão parlamentar, deputado João Lourenço.

in ANGOP de 20.12.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário